Itabirito (Região Central de Minas) – Moradores procuraram o Radar Geral e reclamaram de duas situações envolvendo a Prefeitura: 1- possíveis riscos em muro de contenção feito no bairro Vila Gonçalo e 2- uma rua em obra que tem gerado transtornos no bairro Agostinho Rodrigues.
Vila Gonçalo
Na Vila, o problema é no final da Rua (sem saída) Fernando Arduino de Araújo, onde um muro de contenção foi feito pela Prefeitura.
O morador Luciano dos Santos Leal (42 anos) mora ao lado da obra e parte do seu terreno fica embaixo da construção. Ele pontua as seguintes situações:
– Falta de grade de proteção no alto do muro. Isso porque pode acontecer de uma criança ou um carro sofrer uma queda de metros.
– Entulhos foram jogados pela Prefeitura na área da nascente (comprometendo a água – muitas vezes usada pela comunidade – e a mata de um modo geral).
– Moradores começaram a fazer a mesma coisa: ou seja, passaram a jogar lixo e entulhos no local. Para o reclamante, falta uma placa de advertência.
– O piso da casa do morador ficou comprometido com a obra. A Prefeitura disse (versão de Luciano) que iria arrumar. O reclamante afirma ter gravações que provam o que ele alega.
– A casa do cão do reclamante ficou comprometida.
– E a pior das situações: o solo, no alto do muro, começou a apresentar rachaduras depois das mais recentes chuvas que caíram.
Veja vídeo que mostra situação da rua na Vila Gonçalo:
Trata-se da segunda matéria feita pelo site Radar Geral a respeito do assunto. Da vez anterior, o Município mandou uma resposta. Leia essa resposta CLICANDO AQUI.
Um e-mail, com perguntas, foi enviado pelo Radar para a Administração Municipal em 10 de novembro deste ano. Todavia, desta vez, a Prefeitura de Itabirito não respondeu os questionamentos do site.
A obra de contenção, de fato, é de importância inquestionável. Contudo, o que Luciano reivindica é que tal obra esteja de acordo com critérios de segurança e de respeito ao meio ambiente.
Agostinho Rodrigues
Outro problema é no bairro Agostinho Rodrigues, na Rua Candido Portinari – que fica em um morro e está com a obra parada há cerca de uma semana e meia.
De acordo com um morador, o asfalto foi arrancado em várias ruas do bairro. “Mas na Candido Portinari e em outra rua próxima, a Prefeitura, não sei o motivo, não deu continuidade à obra. Na última chuva, entraram barro e pedra na garagem de um morador do final do morro”, disse.
Problema também se dá em época de estiagem. Isso porque a poeira vira pesadelo.
Veja vídeo que mostra a situação da rua no Agostinho Rodrigues:
O morador da Candido Portinari que procurou o Radar disse que mais de 10 famílias estão prejudicadas com a situação
Para este segundo caso, a Prefeitura respondeu:
NOTA OFICIAL – Rua Candido Portinari, no bairro Agostinho Rodrigues
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, informa que estão sendo realizadas obras de recapeamento na Rua Candido Portinari, no bairro Agostinho Rodrigues. As intervenções contemplam serviços de fresagem; tratamento da base, já desgastada em áreas pontuais; e capa asfáltica.
A fresagem foi iniciada nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, e será finalizada nesta terça-feira, dia 28, quando terá início a etapa de tratamento da base. Na sequência, será realizada a aplicação da capa asfáltica e termino do serviço.
Leia mais:
Itabirito: morador adverte sobre possíveis riscos em obra da Prefeitura na Vila Gonçalo