
A Prefeitura de Itabirito está disponibilizando vacinas contra o tétano e hepatites A e B para as pessoas que tiveram contato com a lama ou água da enchente na cidade. As vacinas estão disponíveis, de 9h às 14h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS): Central, São José, Santa Rita e Vila Gonçalo.
Outra preocupação da Prefeitura é com o risco de um surto de leptospirose na cidade. A doença resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria leptospira. As enchentes e inundações propiciam a disseminação e a persistência desta bactéria.
A contaminação acontece por meio da pele, machucada ou não, e pelas mucosas imersas por longos períodos em água contaminada. Os principais sintomas da doença são: febre, dor no corpo ou de cabeça, sendo necessário procurar um médico.
Cuidados durante a limpeza
Na limpeza da lama residual, é necessário usar botas e luvas para evitar a contaminação. Lave o piso, parede e móveis com solução contendo água sanitária. O recomendável é utilizar 400 ml (2 xícaras) de água sanitária para 20 litros de água. É preciso deixar a solução agir no local por 15 minutos.
Os alimentos que tiveram contato com água da enchente precisam ser descartados, mesmo que estejam em embalagens fechadas. Alimentos enlatados podem ser consumidos se as latas estiverem em bom estado, bem fechadas, sem danos ou ferrugem. Também é importante que as latas sejam bem lavadas, antes de serem abertas.
[…] De acordo com a Prefeitura, as pessoas que tiveram contato com a água e lama, decorrentes da enchente, devem ser vacinadas contra o tétano e as hepatites A e B. […]