Na tarde desta quinta-feira (22/7), por volta das 14h, na localidade do Bota, em Itabirito (Região Central de Minas), a equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), que pertence à Guarda Civil Municipal (GM), prendeu um motociclista (de 19 anos) por direção perigosa e desacato.
Como aconteceu
Tudo começou quando uma agente da GM, que monitorava o trânsito na Av. José Farid Rahme, deparou-se com uma motocicleta Honda CG Fan 160, conduzida por um homem que, ao avistar a guarda, fugiu do local cometendo várias infrações de trânsito, “trazendo risco a si próprio, a pedestres e outros condutores”, informou a corporação.
Segundo a ocorrência, o motociclista chegou a saltar o canteiro central que divide as avenidas José Farid e Waldir Salvador de Oliveira. Em seguida, avançou o sinal vermelho da Av. José Farid com Rua João Pinheiro. Depois, tirou uma das mãos do guidão e fez gestos obscenos com o dedo do meio, gritando palavras de baixo calão: “vai tomar no ‘c.’!”, teria dito ele à agente de segurança, de acordo com a ocorrência. Na sequência, empinou a moto, conduzindo-a somente com a roda de trás.
Então, a guarda desacatada solicitou apoio da equipe tática Romu. Na sequência, os GMs conseguiram chegar ao endereço do proprietário da moto – na comunidade do Bota.
O sujeito se declarou culpado perante GMs e sua esposa: “Eu estou errado mesmo, fiz isso por impulso”, disse (segundo a ocorrência).
Foi então dada voz de prisão em flagrante delito. A moto foi apreendida no bairro Padre Eustáquio.
Segundo a GM, o conduzido teve todos os seus direitos constitucionais garantidos, sendo levado à UPA para atestar sua integridade física. Posteriormente, foi apresentado à autoridade competente na Delegacia da cidade de Ouro Preto.
A informação que se tem é o suspeito acumulava R$ 4.509 em multas de trânsito. E pelo ocorrido, ele pagou fiança para responder em liberdade.