A Prefeitura de Itabirito informou que campanha IPTU Premiado irá continuar em 2025.
Neste ano, um carro e duas motos serão sorteados entre os contribuintes que estiverem em dia com o IPTU deste ano e dos cinco anteriores.
O processo, que revisou uma base de dados defasada há cerca de 20 anos, identificou mais de 5 mil construções não registradas e atualizou informações de mais de 29 mil imóveis no município.
A atualização foi realizada pela Secretaria Municipal de Fazenda e Tributação em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), utilizando drones e tecnologias de georreferenciamento. Além disso, equipes de campo percorreram os bairros da cidade, validando os dados presencialmente em algumas residências.
“A atualização do cadastro imobiliário é fundamental para um planejamento urbano eficiente e para que todos contribuam de forma justa, conforme a legislação. E, acima de tudo, temos uma equipe à disposição do contribuinte para esclarecer eventuais dúvidas sobre a revisão do seu imóvel e solicitar correções em seus dados”, disse Elisângela Lima, secretária municipal de Fazenda e Tributação.
Os cidadãos já podem consultar os dados atualizados de seus imóveis por meio da “plataforma Webgente”. É necessário ter em mãos a guia de IPTU e utilizar o QR Code disponível no documento para acessar diretamente o sistema. Também é possível acessar o site, clicar em “Relatório de Atualização Cadastral”, inserir o número da inscrição do imóvel e visualizar as informações.
A partir desta terça (13/5), um ponto de atendimento especializado está disponível no Sine, localizado na Praça Dr. Guilherme, nº 169, das 8h às 17h.
No local, é possível esclarecer dúvidas sobre possíveis alterações no valor do imposto, acompanhar o recadastramento e solicitar a revisão de dados. O prazo para contestar as informações e pedir correções vai até o dia 15/7, data de vencimento da primeira parcela ou da cota única.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 10% de desconto. Também será possível parcelar o valor em até seis vezes sem juros. Os pagamentos podem ser feitos via PIX com QR Code ou nos bancos credenciados: Santander, Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Itaú.