Espetáculo que pode ser visto no Tombadouro, em Itabirito. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Um espetáculo da natureza que pode ser visto dentro da zona urbana de Itabirito (na Região Central de Minas). Trata-se do ipê-branco, que fica em frente à casa alugada para a Associação Comunitária do bairro Tombadouro. Mais exatamente na Rua Itabira do Campo, 344. (Veja vídeo que mostra o ipê).

Plantado há 13 anos pelo casal Fabrício e Kesciller (proprietários do imóvel), o ipê está começando a cair suas flores. Isso porque o ipê-branco (raro de ser visto em Itabirito) é de floração mais passageira que o ipê-amarelo (tão belo quanto, mas muito mais comum no município).

Momento Cívico na Associação do Tombadouro. Foto – Dilvulgação

“O ipê-branco, quando está florido, é daquelas árvores que se você passar por ela não fizer uma foto hoje, amanhã poderá não tem mais flores. Infelizmente, na família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores: num estalo de dedos, acabou. A florada dura entre dois a cinco dias, isso se não chover e não ventar, o que acaba derrubando as delicadas flores. A árvore do ipê-branco é como uma modelo que se prepara meses para um momento especial, ou como uma noiva, que até emagrece para o dia do casamento – os ipês até parecem emagrecer também, já que perdem todas as folhas”, comparou o site Minas Plantas.

Visitação

Neste domingo (29/8), o presidente da Associação Comunitária, Antônio Santana (Giton), abriu as portas da entidade para visitação, sendo assim, populares puderam ter contado com a árvore. Houve, inclusive, um momento cívico quando foi hasteada a Bandeira do Brasil.

Símbolo

Por se encontrar em estado nativo por todo o país, o ipê foi eleito a árvore nacional brasileira. Alto e de grande copa, suas folhas caem no período de floração, ocasião em que se cobre de flores reunidas em umbelas (modo de inflorescência em que os pedúnculos partem todos do mesmo ponto para elevarem-se ao mesmo nível, como varetas de guarda-sol).

O maravilhoso ipê-amarelo é muito comum em Itabirito. Foto – Radar Geral
Compartilhe: