Nota da Redação: o texto a seguir foi corrigido. Isso porque a princípio foi divulgado que seriam 5 leitos para o SUS e 5 para particulares. Contudo, a verdade é: todos os leitos estão destinados para o SUS – uma vez que a rede particular não colaborou com a implantação. Contudo, particulares podem ser atendidos se houver demanda e disponibilidade (de vaga).
Itabirito (Região Central de Minas) – Em solenidade com expressiva participação do público foram inaugurados, nesta sexta (26/4), 10 leitos de UTI no Hospital São Vicente de Paulo.
O serviço, pela 1ª vez na história do Município, será oferecido à população da cidade.
Os leitos serão usados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas podem também atender a particulares quando houver demanda e disponibilidade de vaga.
Veja vídeo feito pelo Radar Geral:
Para o uso desses leitos, a integração Estado de Minas Gerais e Município de Itabirito continua. Ou seja, eles poderão ser ocupados por cidadãos de outras cidades – como Ouro Preto.
“Junto ao Centro Cirúrgico (do Hospital), os leitos de UTI serão oportunidade de fazermos em Itabirito várias cirurgias que não poderiam ser feitas justamente pela falta de uma Unidade de Tratamento Intensivo (…). A obra foi custeada pela Prefeitura e foi gerenciada pela Sociedade São Vicente de Paulo e pelos Camilianos. Já a manutenção (do funcionamento) será feita pela Prefeitura, pelo Estado, por meio do SUS, e pelo Hospital. Os leitos poderão atender Ouro Preto e Belo Horizonte, por exemplo, da mesma forma que somos atendidos por essas cidades quando temos necessidade de internação em UTI”, disse, durante a inauguração, o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira, em entrevista ao Radar Geral.
Foram investidos R$ 10 milhões na obra.
Modernidade
Segundo o coordenador da UTI de Itabirito, Edison Rodrigues, a estrutura inaugurada conta com equipamentos de última geração. Dois dos leitos, por exemplo, são adaptados para que hemodiálise possa ser feita.
O coordenador citou entre os equipamentos, raio X e ultrassom móveis, ventiladores pulmonares, além de uma monitor na central de monitoramento (na ilha de enfermagem) com informações atualizadas sobre os pacientes.
A inauguração contou com políticos, como vereadores de Itabirito e os deputados federal Paulo Abi-Ackel e estadual Alencar da Silveira Júnior.