A Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas) iniciou os trabalhos de substituição da iluminação pública para a tecnologia LED. A iluminação atual é feita por meio de lâmpadas com vapor de sódio. Com investimento, de R$ 6,4 milhões, as ruas e avenidas de todo o município e dos distritos terão a iluminação modernizada até o início de 2022, informou a administração municipal.
Um texto divulgado pelo Portal Energia (e copiado por outros sites com interesse no assunto) informou que o LED entrega a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, impactando diretamente na saúde financeira.
Por sua vez, outros sites (como da empresa Engie) falam em até 70% de economia na iluminação pública. “Além de menos eficientes, as lâmpadas de vapor metálico são um poluente, especialmente as de mercúrio. Outra vantagem do LED é que ele tem menos falhas. Então, é menor a chance de os postes se apagarem de repente”, disse o gerente de desenvolvimento de negócios da Engie, Kevin Alix.
Iluminação em Itabirito
A Prefeitura informou que as vantagens das luminárias em LED incluem “maior vida útil na comparação com as lâmpadas convencionais e a menor necessidade de manutenções, além de economia de gastos públicos com energia elétrica”.
“O trabalho da empresa contratada é bem rápido e já é possível notar a diferença na iluminação de várias ruas de Itabirito, como nos bairros Monte Verde, Centro, Santa Rita, Munu, Primavera, Bela Vista, Gutierrez e Vila Gonçalo, entre outros”, disse o secretário de Obras e Serviços, Geraldo Torres.