Itabirito (Região Central de Minas) – No final da tarde desta quinta-feira (26), a Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI), salvou a vida de um bebê de 1 ano e 4 meses que estava engasgado.
Sem saber como proceder após o ocorrido com o pequeno Emanuel, familiares da criança se dirigiram até a sede da GCMI e solicitaram o socorro.
No momento do atendimento o inspetor da guarda segurou a criança no colo e realizou a manobra de Heimlich (técnica para desobstrução de vias respiratórias). O agente informou que a criança estava com o corpo mole e com muita dificuldade para respirar. Após reanimar a criança, a mesma voltou a respirar normalmente. Na sequência a viatura da ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, levou a criança até a UPA 24 horas para ser medicada.
“Em todo tempo de profissão, nunca passei por um momento tão difícil e ao mesmo tempo gratificante, pois fomos abençoados por Deus ter colocado essa criança em nossas mãos, que com muita calma, técnica, sabedoria, e trabalho em equipe, salvamos a vida desta criança. Esse dia ficará marcado em nossas vidas”, disse o Inspetor.
Gratidão da família
“Muito obrigada a todos, eu e meu esposo estamos muito agradecido por vocês terem nos ajudado com a graça de Deus . Ao ver meu filho bem, ficamos muito tranquilo, por momento eu achei que meu filho estava sendo levado dos meus braços já sem vida. Vocês foram anjos enviado por Deus, e que Deus sempre guarde vocês no trabalho a cada dia. Só Deus para dar a recompensa vocês pela ajuda.”, disse a mãe do bebê Elimara Lopes.
A comandante da GCMI, Fernanda Brito, afirmou que o salvamento só foi efetivado devido aos Guardas Municipais estarem preparados para realizar o procedimento de forma correta e a capacitação dos mesmos, fez com que o resultado fosse um final feliz. “Temos o compromisso de sempre buscar treinamento e capacitação para nossos agentes, pois nossa profissão faz com que deparamos com todos os tipos de situações e temos que estar preparados para resolver. Exemplo disso foi o fato ocorrido na data de hoje que salvou a vida de nosso amiguinho Emanuel.”, relatou a comandante Fernanda.
O pequeno herói, Emanuel Moreno Costa, foi medicado e está em observação na UPA 24 horas.