
A Guarda Civil Municipal (GM) recuperou um sino de bronze, de cerca de 30 kg, furtado da Capela Imaculada Nossa Senhora da Conceição, que fica na área da Sirderurgica Itabirito (antiga Usina Esperança), em Itabirito (MG).
O fato aconteceu nesta manhã de quinta (5/12).
A OCORRÊNCIA
Um funcionário do Cemitério Parque da Esperança encontrou o sino abandonado na Rodovia dos Inconfidentes, próximo ao Acesso 1 da cidade.

Esse servidor levou o objeto ao seu local de trabalho. O coordenador do cemitério, Roberto Cesário, então, acionou os agentes.

Foi identificado que o sino pertence à capela. Até então, a GM não tinha informação de que o local havia sido furtado.

Ao chegar na capela, a Guarda se deparou com a Polícia Militar (PM), que foi chamada para registrar o caso.
A cozinha da capela, que fica a metros da edificação sagrada, estava “revirada”. Porta arrombada, refrigerantes derramados, caixa registradora no chão. “Aparentemente, a prioridade era vandalizar. Não foram furtados outros objetos, como micro-ondas, a própria caixa registradora, geladeira etc. O sino, de fato, foi levado. Mas parece que por ser pesado, foi deixado na via para ser pego posteriormente”, disse uma testemunha.
O vândalo (ou vândalos) também não entrou na capela (onde havia imagens).
Os refrigerantes estavam no local para a celebração da Festa de Nossa Senhora da Conceição – que acontece neste mês.

Imagens de câmeras de segurança foram analisadas pela PM e pela Polícia Civil (que também esteve no local por meio da perícia). A informação que se tem é que ninguém ainda foi preso.
O sino foi devolvido ao senhor Rosano, gerente de Saúde e Meio Ambiente da VDL (um dos responsáveis pela capela).
O Radar Geral está tentando contato com a PM para obter mais informações a respeito do caso.