Itabirito (Região Central de Minas) – Duas bicicletas motorizadas foram apreendidas pela Guarda Civil Municipal (GM) após os condutores (um de 13 e outro de 15 anos) terem sido denunciados por malabarismo em via pública e perturbação do sossego durante a condução dos veículos.
O fato se deu no começo da noite de ontem (6/2), no bairro Bela Vista.
As denúncias que chegaram à GM davam conta de que os dois adolescentes estavam colocando transeuntes em perigo e gerando perturbação.
“Rumo ao local, a moto patrulha avistou as duas bicicletas e seus condutores realizando, de fato, o que relatava os denunciantes”, informou a guarnição.
Segundo a corporação, eles se equilibravam em apenas uma roda, sem observar os cuidados necessários para a segurança viária.
“Foi necessário reforço devido à resistência passiva de cerca de sete cidadãos, não identificadas, que colocaram as duas bicicletas em uma residência. Após dialogo, as bikes foram entregues à guarnição. Contudo, chegaram familiares no local indagando o motivo da remoção (…)”, salientou a GM.
Os condutores além de não serem habilitados (afinal, não têm sequer idade para isso), não usavam capacete.
Ainda de acordo com a Guarda, com base na lei, bicicletas a motor não podem conter aceleradores, por exemplo. Isso quer dizer que o sistema só deve entrar em funcionamento quando o condutor pedalar. No caso, os veículos, além de terem aceleradores, não possuíam pedais.
Outras irregularidades foram observadas nas bikes pelos guardas. Um boletim foi feito e os veículos foram apreendidos.