Itabirito: funcionária da Coca-Cola propõe projeto ecológico para Água Limpa e empresa compra ideia
Héllyka vencedora do projeto que pode se tornar uma fonte de renda em Água Limpa - Foto: Coca-Cola Femsa Brasil
Compartilhe:

Um projeto idealizado por uma funcionária da Coca-Cola Femsa Brasil de Itabirito (na Região Central de Minas) propôs reciclar garrafas PET e transformá-las em vassouras ecológicas. A ideia foi aprovada e será colocada em prática na comunidade itabiritense de Água Limpa.

A iniciativa é resultado do programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente”, realizado na fábrica de Itabirito.

Por meio de um concurso, que tem como foco a sensibilização e conscientização ambiental, a empresa incentiva os funcionários a desenvolver projetos de sustentabilidade em conjunto com representantes de suas comunidades. Foi assim que Héllyka Marques Gomes percebeu a demanda por coleta seletiva no bairro de Água Limpa e decidiu incentivar a cultura da reciclagem, transformando embalagens PET em vassouras.

A produção ocorrerá por meio da doação de materiais recicláveis pelos próprios moradores locais. A Coca-Cola, por sua vez, destinou R$ 5 mil ao projeto para a compra de cabos e equipamentos para a fabricação.

A proposta inclui, também, a realização de um treinamento na comunidade para capacitar os participantes no processo de fabricação das vassouras ecológicas.

Como prêmio do concurso, Héllyka terá direito a um curso de capacitação para enriquecer ainda mais sua formação profissional.

A funcionária diz que vislumbra o projeto como uma fonte de renda para a comunidade. “A ideia inicial é que os moradores recebam uma vassoura em troca da garrafa PET. Mas, futuramente, com uma produção em grande escala, elas podem ser comercializadas”, sugere. “Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente. É algo que está deixando de ir para o lixo”, complementa.

Segundo a empresa, o projeto “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” busca conectar os colaboradores da Coca-Cola Femsa Brasil com suas comunidades, estimulando o sentimento de pertencimento.

“Incentivamos nossos colaboradores (funcionários) a se tornarem protagonistas na preservação do meio ambiente. Ao dar às pessoas as ferramentas e conhecimentos necessários, contribuímos para impactar positivamente o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estamos inseridos”, afirma Tamires Silvestre, gerente de Comunicação Externa da Coca-Cola.

Compartilhe: