Mesmo com o coronavírus, o frio intenso e o clima seco trazendo preocupações respiratórias, algumas pessoas insistem em usar o fogo para tentar resolver situações do tipo: “limpar” lotes ou livrar-se do lixo. Muitas vezes, o resultado é natureza destruída e poluição do ar em alta, o que complica ainda mais a situação em tempos de covid-19.
Nesta quarta-feira (8), por volta das 17h, um incêndio destruía parte da mata que fica entre os bairros Funcionários e Monte Sinai, em Itabirito (Região Central de Minas).
Segundo moradores, o fogo teria começado nas proximidades da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac. Moradores ouvidos pelo Radar Geral desconfiam que alguém tenha queimado algum lixo, contrariando o Código de Posturas do Município. As chamas, então, espalharam-se sem controle.
A mata em questão é um dos resquícios de natureza na área central de Itabirito. Lar de micos e pássaros. Os bombeiros municipais de Itabirito combateram as chamas em um primeiro momento. Contudo, novos focos estão surgindo.