Itabirito (Região Central de Minas) – A equipe Ferroviário foi o grande destaque da Itacopa (de futsal). Os garotos fizeram bonito e conquistaram três das seis categorias em disputa. São elas: sub-7, sub-13 e sub-17.
Nos jogos das finais, na categoria sub-7, o Ferroviário venceu o Santa Rita por 5 a 1.
Na sub-13, o Ferroviário conquistou a taça com a vitória por 4 a 3 sobre o Cruzeiro.
Já na sub-17, o Ferroviário ficou com o título depois de vencer a equipe da Semel por 2 a 1.
A bem da verdade, houve uma sétima categoria, a sub-5, com somente duas equipes (que fizeram uma partida comemorativa), e o Ferroviário também se sagrou campeão.
Interessante ressaltar que nas categorias sub-9, sub-11 e sub-15, o Ferroviário ficou em 3º lugar, ou seja, no geral, a equipe fez a melhor campanha da Itacopa.
“Foi um excelente partida e todos estão de parabéns. Pude contribuir com o gol da vitória e conquistamos o título para o Ferroviário. Muito feliz!”, afirmou o capitão da categoria sub-13, Lucas Henrique Rodrigues.
Outros resultados
Na sub-9, a decisão foi entre Santa Rita e Meninos da Vila. A equipe campeã foram os Meninos da Vila, que derrotou o adversário por 8 a 4.
Na categoria sub-11, o Santa Rita Escola derrotou o Vila Itabirito pelo placar de 5 a 1.
Por sua vez, na sub-15, os Meninos da Vila foram campeões derrotando o Vila Itabirito por 3 a 2.
Os jogos aconteceram no Poliesportivo Pedro Cardoso e foram promovidos pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabirito.
A Itacopa começou no fim de agosto e terminou dia 29 de outubro.
Um pouco da história do Ferroviário
O Ferroviário é uma equipe com história em Itabirito. Foi fundada em 1958 pelos funcionários da antiga Rede Ferroviária.
De 1997 a 2014, a equipe ficou sem atuação na cidade. Contudo, foi resgatada pelo atual vereador Fabinho Fonseca (Avante) e um grupo de amigos. Na época, Fabinho ainda não eram parlamentar municipal.
Hoje o Ferroviário volta a ser uma referência no município. Isso porque, desde 2016, o Projeto Escolinha do Ferroviário está em andamento.
Atualmente, a escolinha conta com cerca de 200 alunos. As aulas são gratuitas e acontecem no bairro São José, para crianças (a partir dos 4 anos) até adolescentes (de 17 anos). “Temos alunos não só do São José, mas também de outros bairros, como Santo Antônio, Quinta dos Inconfidentes, Tombadouro, Gutierrez e Padre Adelmo por exemplo”, disse Fabinho.