Itabirito (Região central de Minas) – A Secretaria Municipal de Saúde realizará, no dia 21 de outubro, uma ação de vacinação oral contra a poliomielite (popularmente chamada de paralisia infantil) nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). “O intuito te o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município”, informou a Prefeitura.
“É importante que pais e responsáveis levem suas crianças para vacinar, pois a poliomielite, quando não mata, deixa várias sequelas como, por exemplo, pé torto, a criança não consegue andar, crescimento diferente das pernas, paralisia das pernas, paralisia dos músculos da fala ou da glutição e outras questões. Por isso que os pais devem levar a sério a pauta da vacinação contra essa doença, porque se a criança que nasce sadia pegar a pólio pode sofrer com sequelas graves que vão interferir por toda a vida”, disse o infectologista Nelson Barbosa, em entrevista à Agência Amazônia.
Como tomar a vacina em Itabirito
A vacina será administrada em crianças a partir de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias e que ainda não tenham sido vacinadas contra a doença.
Pais ou responsáveis precisam encaminhar à escola o cartão de vacinação para autorizar a administração das doses da vacina na criança.
As crianças só serão vacinadas após a avaliação do cartão de vacinas. A vacina é a conhecida “gotinha”.
Para conhecimento de pais ou responsáveis sobre a campanha será emitido comunicado na agenda escolar de cada criança. “Essa ação é importante para aumentarmos a cobertura vacinal contra a poliomielite em Itabirito. A campanha precisa atingir o público-alvo para mantermos erradicada a doença. Não vacinar contra poliomielite envolve riscos à saúde das crianças, que podem adquirir sérias consequências se contraírem a doença”, reforçou a mensagem a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.