De Itabirito para o Mundial em SP: Pedro Arthur, João Gabriel (na parte superior da imagem) e Ronan Shanches, Bebel e Luiz Otávio (na parte inferior). Foto - montagem do professor Maurão
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

As artes marciais em Itabirito (na Região Central de Minas) têm referências que vão para além dos limites do município, do estado e até do país. Uma prova disso é que, recentemente, mais exatamente de 24/11 a 27/11, em São Paulo (SP), lutadores, que moram e treinam em Itabirito (na Região Central de Minas), fizeram bonito no Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo 2022, que aconteceu no Ginásio do Ibirapuera.

Trata-se do principal campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE).

Os destaques de Itabirito foram:  

Luiz Otávio Pedrosa Lima Lopes, faixa-roxa, que conquistou a medalha de ouro e é o atual campeão mundial da categoria adulta até 100 quilos.

Izabel Leão Silva de Oliveira, conhecida como Bebel, faixa-roxa, levou ouro na categoria adulta até 58,5 quilos. É hoje é a bicampeã mundial.  

Ronan Shanches foi o terceiro colocado na faixa-roxa máster e também faturou a primeira colocação no absoluto máster.

Pedro Arthur, faixa-azul – terceiro colocado na categoria juvenil.

E, por sua vez, João Gabriel, faixa-branca, conquistou a terceira posição na categoria juvenil.

Ou seja, ao todo, foram três ouros e três bronzes.

Conheça mais a respeito de dois dos destaques:

Bebel

Com 34 anos e somente 5 anos de treino, Bebeu, definitivamente, é um fenômeno. Tem cerca de 40 medalhas.

Bebel com a medalha de ouro. Foto – Divulgação

Ela foi campeã pan-americana, sul-americana, brasileira, brasileira de interclubes (competições que aconteceram em São Paulo) e venceu a Copa Pódio (no Rio de Janeiro).

Bebel compete desde que entrou no mundo da arte suave (como o jiu-jítsu é conhecido). “Este ano, foram muitas conquistas. Inclusive, recebi uma condecoração de Honra ao Mérito, na Câmara de Itabirito, das mãos do vereador professor Igor Nego Liso. Foi uma grande honra pra mim”, afirmou.

Bebel no pódio: bicampeã mundial. Foto – Dovulgação

Luiz Otávio

O casca-grossa Luiz Otávio (de 25 anos) recebeu sua faixa-marrom no pódio ao se tornar campeão mundial.

Luiz – campeão mundial. Foto – Divulgação

Ele treina desde os 18 anos. Em 2018, ficou em 3º lugar com a faixa-branca no mesmo Mundial. Voltou em 2021, já com a faixa-roxa, mas perdeu na primeira luta.

Perde-se uma luta, mas não a batalha. Tanto é que hoje Luiz é o campeão Mundial em sua categoria.

Da mesma forma que Bebel, Luiz tem uma série de títulos. Algo em torno de 50 medalhas. Ele foi, por exemplo, bicampeão (com quimono e sem quimono) pan-americano e sul-americano.

“Encerrei as competições neste ano. Meu foco, agora, é 2023. Com a faixa-marrom, posso aplicar mais golpes, como chave de pé, chave de joelho, mata-leão de pé, entre outros. Quero fechar alguns contratos de patrocínio e treinar aquilo que eu não treinava”, disse Luiz em entrevista ao Radar Geral.

Luiz no pódio. Foto – Divulgação

Todos os destaques citados nesta matéria são alunos da Gracie Barra Itabirito, sob a responsabilidade do professor faixa-preta Mauro Biazoto Junior (conhecido como Maurão).

Em tempo: a incansável Bebel está hoje (3/12) participando de sua última competição do ano. Trata-se do BBJ Storm, em BH.

Veja fotos dos outros destaques de Itabirito no pódio do Mundial. Clique na imagem para ampliá-la. Crédito – Divulgação:
Veja homenagem, postada em redes sociais, do professor Maurão aos seu alunos:
Imagem – Reprodução
Compartilhe: