Na quarta-feira (19 de agosto), a partir das 8h, haverá mutirão de combate à dengue nos bairros Gutierrez e Padre Eustáquio (conhecido como Gaiolas), em Itabirito (MG).
Materiais que porventura possam acumular água devem ser colocados, no horário citado, na porta das residências para que a Prefeitura possa recolhê-los. “Os servidores estão proibidos de entrar nas casas para fazer o recolhimento”, informou a administração municipal por meio de redes sociais.
Latas, restos de construção, pneus e móveis velhos são exemplos de materiais a serem recolhidos.
É na água parada que o Aedes aegypti (mosquito da dengue, da zika e da chikungunya) põe seus ovos.
Segundo o site da Prefeitura de Itabirito (em matéria publicada em 1º de junho), Itabirito registrou, no início de 2020, um caso confirmado de dengue e uma suspeita.
O Radar Geral ainda não tem em mãos os números atualizados da dengue, zika, chikungunya no município itabiritense.
Números da dengue em Minas Gerais
Até 16 de julho deste ano, Minas Gerais registrou 50.375 casos de dengue. Foram 9 óbitos, e há 47 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados, em Minas Gerais, 1.060 casos confirmados. Há 1 óbito em investigação.
Já em relação à zika, foram 90 casos confirmados.
As informações sobre o mutirão foram publicadas na página da Prefeitura no Facebook, e as informações sobre os números no estado são da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.