Em nota, a Prefeitura de Itabirito informou que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou entre os dias 3/8 e 17/8 inspeção nas 27 escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal de ensino.
O objetivo, segundo a Prefeitura, é verificar se os ambientes escolares estão adequados com os protocolos sanitários para o retorno das aulas presenciais.
As aulas presenciais estão previstas para voltar dia 23/8, de forma híbrida, com distanciamento e outros cuidados. O aluno (por meio dos pais) ainda pode optar por continuar não frequentando a sala de aula.
O funcionamento das escolas seguirá o que preconiza a Secretaria de Estado da Educação, com limite do número de alunos por turma (dependendo do tamanho da sala). A frequência dos estudantes será semanal, ou seja, os alunos ficarão cinco dias na escola; e na semana seguinte, haverá somente atividades em casa.
Nas cantinas, nos pátios e em todas as dependências das escolas, aglomerações terão de ser evitadas. Por sua vez, o uso de máscara será obrigatório.
Detalhe da inspeção
As visitas às escolas e Cmeis (entre os dias 3/8 e 17/8) foram realizadas pelas inspetoras Flávia Souza e Denise Couto. “Foi verificado in loco o cumprimento das medidas sanitárias determinadas pelas autoridades em saúde das esferas federais, estaduais e municipais. Os protocolos individuais de cada escola e Cmei (apresentados à Vigilância Sanitária) também foram inspecionados”, informou o Município.
“Essa é uma ação importante e tem peso grande na retomada das aulas presenciais. Buscamos verificar o cumprimento dos protocolos sanitários para um ambiente escolar adequado para receber os profissionais da educação e os alunos neste momento tão importante”, afirmou a inspetora Flávia Souza.
Os questionários respondidos pela direção de cada unidade de ensino e as fotos registradas pelas inspetoras foram arquivados na Secretaria de Educação “para assegurar a transparência da ação”, salientou a Prefeitura.
[…] que haja o retorno das aulas presenciais, com base em informações da Prefeitura (Leia a matéria CLICANDO AQUI). […]