
Itabirito (Região Central de Minas) – Um sujeito (de 21 anos), morador do bairro Santa Efigênia, em uma moto, desobedeceu a ordem de parada de um guarda civil municipal. O motociclista, então, iniciou uma fuga, colocando em risco a própria vida e de outras pessoas.
Ele bateu em partes de outros veículos, costurou o trânsito pela contramão, desrespeitou faixas de pedestres, mas acabou sendo detido após entrar numa garagem.
O fato se deu no sábado (27/1). Contudo, foi divulgado à imprensa somente hoje (29/1).
Detalhes da ocorrência
A guarnição da moto patrulha da Guarda ao realizar patrulhamento preventivo pela Rua Capitão Antônio Marques, altura do número 282, deparou-se com uma motocicleta Honda CG 160, quando foi dada ordem de parada ao condutor – que não a obedeceu.

Pela atitude suspeita, foi iniciado o acompanhamento com sinais luminosos e sonoros, dando ordem de parada a todo o momento. O condutor, então, levantou a placa da motocicleta, fugindo em alta velocidade, entrando na Rua Agostinho Rodrigues, Cornélio Pereira Lima e na Dr. Eurico Rodrigues pela contramão. Foi quando, em frente ao número 405, a motocicleta colidiu com o pára-choque traseiro de um Honda Civic, causando danos inclusive na roda traseira direita do carro.
Não satisfeito, o condutor continuou em alta velocidade. “Ele não tomava os cuidados necessários com pedestres e demais veículos, ziguezagueando os carros pela contramão, sem respeitar os transeuntes que atravessavam as faixas”, informou a GM.
A Guarda continuou o relato: “em fuga pela Rua Arthur Bernardes, ele colidiu contra dois retrovisores de veículos não identificados e avançou o sinal que estava vermelho. A fuga ainda se deu pela Rua Rio Branco e pela contramão da Rua Carlos Michel, seguindo pelas ruas Henrique Michel, João Gualberto de Lemos, da Carioca, João Faria Gurgel até a José Augusto França, onde ele entrou numa garagem”.
A partir de então, foi dada voz de prisão ao indivíduo. “Mediante receio de fuga, foi necessário o uso de algemas. Na sequência, o motociclista foi encaminhado para a UPA e, posteriormente, para a 250ª Companhia da PM, onde ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência”, salientou a GM.
Durante o procedimento de pesquisa no sistema, foi constatado que o sujeito está com bloqueio na carteira de habilitação e a motocicleta está licenciada no exercício 2023.
Em tempo: o motociclista estava com calçados inadequados para a condução da moto e ele terá de arcar com diversas multas.