Itabirito: Cine Teatro Pax (atual Liz Bastos) é entregue à população reconstruído
Foto feita pela Radar Geral na tarde de quinta (12/12), quando os trabalhos para a entrega do teatro estavam a todo vapor
Compartilhe:

ITABIRITO (MG) – De todos os pormenores da entrega (pode-se dizer) da reconstrução do Cine Teatro Liz Bastos (antigo Pax), na noite desta sexta (13/12), um dos que mais chamou a atenção foi a emoção do prefeito Orlando Caldeira.

Talvez por estar entregando uma administração com muitos êxitos, talvez por ele ter perdido sua irmã, Roberta Caldeira, recentemente, Orlando teve a voz embargada pela emoção em, pelo menos, quatro momentos.

Ao agradecer, por exemplo, o chefe de gabinete Lucas França (o Luquinhas) com um simples “obrigado” e fazer um sinal de “joinha” para o amigo, por alguns segundos, o prefeito não segurou o choro.

Itabirito: Cine Teatro Pax (atual Liz Bastos) é entregue à população reconstruído
Imagens da cerimônia – Fotos: Radar Geral

Sabe, no entanto, que o resultado é uma vitória coletiva: de toda uma administração. Mas principalmente da Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo – que tem à frente Junia Melillo.

Os juízes Vânia da Conceição e Antônio Francisco, secretários da Prefeitura e um público expressivo fizeram parte do momento. Aparentemente, havia cerca de 250 pessoas – juntando a movimentação fora e dentro do teatro. A quantidade variava, uma vez que a cerimônia foi bastante demorada.

No espaço que foi palco de vários Festivais da Canção e de filmes (de TODOS os gêneros) que mexeram com imaginário de muitos, Dr. Elio da Mata (prefeito eleito de Itabirito) disse que “temos de parar de pensar que cultura é coisa de elite”.

VEJA VÍDEO:

Voltando ao Orlando, seu discurso teve duas partes. Uma delas lida. Foi quando mencionou detalhes e pessoas que marcaram a história do teatro. O Radar tentou, mas não conseguiu obter o discurso na íntegra.

Os talentosos Canarinhos, por sua vez, apresentaram canções (a maioria desconhecida pelo grande público). E depois do coral, do nada, com um volume acima do tolerável um trailer de “Top Gun: Maverick”, em inglês, começou após o descendimento de uma lona de projeção. A intenção talvez tenha sido mostrar as qualidades de som e da imagem do equipamento – de fato, muito boas.

São 571 lugares. Antes eram um pouco mais de 700. Isso porque foram acrescentados espaços para idosos e cadeirantes.

Foto feita pela Radar Geral na tarde de quinta (12/12), quando os trabalhos para a entrega do teatro estavam a todo vapor

Segundo o prefeito, foram investidos R$ 18,8 milhões no projeto, que incluem as fundações do prédio – que tiveram de ser refeitas – novo telhado, instalações e aparelhagem de ponta etc.

“A reforma foi realizada com recursos do município e da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). A arquitetura de 1959 foi preservada, bem como detalhes da fachada. O local também conta agora com estacionamento e cafeteria. Os equipamentos de projeção foram preservados para exposição. A tela e os móveis da década de 1950 foram restaurados, a exemplo das poltronas e do piso de taco, mantendo a originalidade da obra”, informou a Prefeiura em nota.

Pode-se dizer que, agora, Itabirito tem um “grande teatro” à altura da cidade e da saudosa pianista Liz Bastos, que foi graduada pelo Conservatório Mineiro de Música, dedicou sua vida à música e criou método próprio de ensinar piano às crianças.

Teatro visto do lado de fora – Foto de 12/12/2024: Radar Geral

No palco, a homenageada foi representada pelo filho: doutor Gilbertinho (para uns) e Juca (para outros), médico e ex-vice-prefeito, que estava bastante emocionado.

EM TEMPO: em vários momentos, fotos antigas do Cine Pax foram mostradas. Em uma delas, aparece o ex-prefeito Juninho. Talvez uma forma de dizer que quando assunto é história de Itabirito, todos, sem exceção, fazem parte dela.   

Imagem do evento – Foto: Prefeituta de Itabirito
Compartilhe: