Itabirito (Região Central de Minas) – Os moradores do Dona Luizinha e do Serra Azul reclamam das constantes falta de energia elétrica nos dois bairros. Segundo uma moradora do Luizinha, a luz acaba à noite e só volta depois de horas.
A própria Cemig confirma que houve nove momentos de escuridão no Dona Luizinha somente neste ano. Já no Serra Azul, segundo a empresa de energia, os moradores ficaram sem energia por três vezes (Leia a nota abaixo). “Sempre acontece no início da noite, aproximadamente às 19h, e demora a voltar – retorna na madrugada”, disse a moradora ouvida pelo Radar Geral.
De acordo com a entrevistada, foram feitas várias reclamações não somente na Cemig, mas também na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Serra Azul
Por sua vez, no Serra Azul, a energia acaba, mais ou menos, na mesma hora (por volta das 19h). Moradores têm a opinião de que há sobrecarga pelo fato de ser horário de pico – momento em que muitos chegam do trabalho e tomam banho.
A Cemig, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que “irá realizar análise de cargas nos circuitos, bem como inspeções para correção de possíveis falhas”.
Leia a nota da Cemig, enviada ao Radar, na íntegra:
“A Cemig informa que os bairros citados se encontram à distância de aproximadamente 2 km um do outro e são atendidos por circuitos diferentes. Dessa forma, entre as ocorrências analisadas, guardam relação apenas a interrupção registrada no dia 07/02/2023, devido a fenômenos naturais (chuva forte). As demais ocorrências registradas nos bairros não possuem correlação.
No bairro Dona Luizinha, a Cemig esclarece que, em 2023, foram registradas nove ocorrências afetando o cliente. As ocorrências foram motivadas por diferentes causas, como fenômenos naturais (interrupções causadas por chuva forte), interrupções programadas (desligamentos para execução de serviços de poda de árvore) e interrupções operacionais (ocasionadas por sobrecarga na rede), além de outras ocorrências cujas causas não foram identificadas pela companhia.
Já no bairro Serra Azul, foram registradas três ocorrências neste ano. As causas foram fenômenos naturais (interrupções causadas por chuva forte) e operacionais (sobrecarga na rede).
A Cemig informa que irá realizar análise de cargas nos circuitos, bem como inspeções para correção de possíveis falhas”.