O cãozinho "Determinado" venceu a morte pela ação da Brigada de Itabirito. Foto - Reprodução de vídeo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Um filhote de cachorro entrou em uma tubulação do Canil Municipal, neste domingo (27/2), em Itabirito (Região Central de Minas). O encanamento, em que o pequeno estava, escorre a água das baias.

Durante dois dias, o cachorrinho ficou dentro do cano. Com o tempo, a equipe do Canil sentiu a falta do filhote e ouviu os choros. Sendo assim, a Brigada Municipal foi acionada.

Foram 4h de trabalho intenso. Na estratégia de salvamento, o contato com o cachorrinho foi importantíssimo. Era preciso (por meio do choro e do latido do pequeno) ouvir onde exatamente o cãozinho poderia estar.

Outro problema é que o Canil não é lugar quieto. Latidos de diversos tons e volumes são escutados durante todo o dia, o que dificultou o trabalho   

Combatentes da 3ª ala operacional da Brigada quebraram de 10 a 15 cm de concreto, em uma distância de cerca de 6 metros. Todo cuidado era pouco para não atingir o pequeno. As ferramentas usadas: marreta, picareta e pá poderiam machucá-lo ou até matá-lo.

Em meio às dificuldades, o cãozinho “Determinado” foi salvo (veja vídeo).

Veja junção de 2 vídeos feitos pela Brigada e editado pelo Radar:

O nome incomum foi dado por um funcionário do canil. Isso porque o cãozinho estava “determinado a sobreviver”.

Depois que estiver recuperado com ajuda de veterinários, “Determinado” terá um dono. O inspetor da Brigada Veirlâneo irá adotá-lo. O inspetor, inclusive, foi um dos que participaram do salvamento

Nota do Radar Geral

Apesar do cuidado que os animais recebem no Canil, sabe-se que acidentes podem acontecer. Mesmo porque filhotes são pequenos, curiosos e atrapalhados. Ou seja, entram em locais que ninguém espera.

Outra situação diz respeito à enorme quantidade de cachorros no Canil – o que traz dificuldades em vários aspectos.

Sabe-se que o espaço (que fica no Córrego do Bação) deveria ser tão somente um local de passagem dos animais. Mas, infelizmente, muitos ficam toda a vida.

Adotar cães e gatos diretamente do Canil, nas feiras de adoção, castrar os bichos e não deixá-los soltos ou abandonados pelas ruas, são medidas que podem diminuir a quantidade de acidentes desse tipo.

Compartilhe: