O mais recente furto tirou a iluminação pública de dois postes. Foto - Reprodução
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Moradores dos bairros Solare Van Damme 1 e 2 (perto dos Portões) estão assustados com a quantidade de furtos a fios de cobre e outros materiais referentes à iluminação pública e à rede elétrica das residências. Trata-se de bairros novos, com algumas construções, mas que já têm casas prontas e famílias residentes. (Veja vídeo no fim da matéria).

O que chama atenção é que é o bandido (ou bandidos) é exímio conhecedor de elétrica. “Não se trata de amador. Está furtando fios de cobre energizados. Esses fios ligam os postes aos padrões. Se ele errar, pode morrer. Outra situação é que ele faz isso sem desligar várias casas ou até o bairro inteiro”, disse um eletricista profissional que está construindo na localidade.

Antes os furtos eram somente nas casas e para isso bastava desligar o padrão. Agora, são nos postes. “Quem está furtando sabe o que está fazendo, não se trata de um leigo no assunto”, garantiu o entrevistado.

  

Dia e hora

Os bandidos têm até dia e hora para os crimes. Geralmente, furtam nas madrugadas de quarta para quinta ou de quinta para sexta.

O furto mais recente foi desta quinta (17/3) para sexta (18/3). Luminárias com suporte de dois postes, lâmpadas de led e os fios de cobre foram levados. “Desde que as construções começaram nos dois bairros, furtos de fios de cobre se tornaram comuns. Começaram nas casas e construções e, agora, estão furtando materiais da iluminação pública”, lamentou o morador.    

Somente neste ano, foram dois furtos desse tipo – com risco de morte. “Ainda não coloquei luz na minha casa por receio de ser prejudicado”, afirmou.

A situação traz insegurança generalizada. “Comprei 2.000 tijolos para a minha obra e estou agora guardando dentro da construção. Não há segurança para deixar o material na rua uma noite sequer”, afirmou o morador às 21h30 de ontem (18/3).

Polícia Militar

De acordo com residentes, a Polícia Militar está ciente da situação e tem feito rondas normalmente no começo da noite. Contudo, segundo eles, o problema se dá nas madrugadas.

O Radar Geral, neste sábado (19/3), fez contato com o comando operacional da Polícia Militar em Itabirito e aguarda resposta. Caso haja retorno, esta matéria será atualizada.

Guarda Civil Municipal 

Já a Secretaria responsável pela Guarda Civil Municipal respondeu ao Radar Geral. Leia:

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito informa que reforçará as rondas da Guarda Civil Municipal com o intuito de coibir os furtos e prender os infratores”.

No vídeo, a seguir, trabalhador mostra furtos recentes no Van Damme 2:

Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.