Distrito de São Gonçalo do Bação, em Itabirito (Região Central de Minas) – O Terminal Ferroviário de Bação (TFB) acaba de se tornar patrocinador da TC Idiomas, oferecendo cursos de inglês gratuitos para crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos.
“A TC Idiomas é uma escola de impacto social que busca tornar o acesso à educação possível. Atualmente, atende 1.200 alunos em quatro unidades e está em processo de expansão para alcançar outros municípios. As aulas terão início no dia 9 de fevereiro”, informou a empresa.
O Terminal ainda não foi instalado no distrito, mas mesmo assim tem mantido diálogo com os moradores, “reforçando o compromisso com o progresso econômico, o bem-estar da comunidade e a preservação ambiental”, salientou a firma.
Por meio de investimentos, o TFB tem buscado criar iniciativas e parcerias que contribuam para o desenvolvimento da região. “Um exemplo é o ‘Espaço TFB’, inaugurado no próprio distrito, que representa um marco dedicado ao avanço socioeconômico e cultural da região”, disse a empresa.
“Estamos sempre em busca de projetos locais para apoiar, visando o desenvolvimento socioeconômico e cultural do distrito de São Gonçalo do Bação. Nosso foco é investir em iniciativas que gerem futuro e renda para a população”, afirmou Alice Fátima Reis, gerente de Relacionamento com a Comunidade do TFB.
Retrospectiva das ações do TFB
Em 2023, o TFB foi um dos apoiadores do Julifest (a principal festa do município) e também apoiou o projeto Tecendo Raízes – com a oficina criativa de crochê e bordado livre no Mangue Seco.
Ajudou ainda a manter viva a tradição do artesanato em bambu e taquara. “O objetivo é promover a valorização da cultura local e proporcionar um espaço para compartilhar talentos”, justificou a firma.
Além disso, o TFB apoiou o Coral Canarinhos de Itabirito, que abriu suas portas em São Gonçalo do Bação para crianças e adolescentes (a partir de seis anos) interessados em aprender e aprimorar habilidades musicais.
Na área educacional, o TFB apoiou, por exemplo, o curso de operador de máquinas em São Gonçalo do Bação, o curso derivados do leite (em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar) e a capacitação na produção de doce de leite.
Também realizou parceria com a Escola Municipal Padre Antônio Cândido, desenvolvendo o projeto “TFB com a Escola”, que visa promover atividades educacionais e culturais beneficiando diretamente professores, alunos e alunas da região.
A empresa abraçou a 1ª Caminhada Outubro Rosa, voltada para a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, em parceria com o Grupo Renova. Dias depois, também contribuiu com a ação do Novembro Azul.
Feira da Comunidade
A Feira da Comunidade, no Mangue Seco, idealizada pelo grupo Comunidade Ativa, contou com o apoio do TFB e da Prefeitura de Itabirito.
Já comunidade do Saboeiro pôde contar com a Ação Social promovida pelo Terminal Ferroviário de Bação, em comemoração ao Dia das Crianças. As crianças das comunidades do Córrego do Bação e do distrito de São Gonçalo do Bação também foram contempladas com atividades de lazer para celebrar o dia delas.
O bairro Meu Sítio, por sua vez, vivenciou o 1º Festival Solidário, com o objetivo de construir a sede da Associação do bairro e arrecadar donativos para entidades sem fins lucrativos do município. “E o TFB esteva lá, apoiando essa iniciativa!”, enfatizou a empresa.
No fim do ano, a firma apoiou o Natal Solidário para cerca de 200 pessoas das comunidades de Saboeiro, Macedo, Teixeiras e Mangue Seco (que foi organizado pela Renova São Gonçalo).
Na comunidade de Água Limpa, TFB também deu apoio para a recreação das crianças no dia delas, bem como patrocinou ação de Natal.
Meio ambiente
O TFB é um empreendimento privado que surgiu com o objetivo de facilitar o transporte de cargas sólidas a granel pela ferrovia MRS Logística S.A.
Localizado em São Gonçalo do Bação, o Terminal será implantado em uma área já utilizada (quando ocorreu a construção da Ferrovia do Aço, hoje MRS).
“A nossa equipe trabalha atentamente na promoção de investimentos em pesquisas, estudos e ações efetivas, que garantam a qualidade de vida da população local, bem como a qualidade do ar, das águas, da fauna e da flora no distrito”, garantiu a empresa.