Itabirito (Região Central de Minas) – No último sábado (2/9), aconteceu o Festival Telê Santana. Na oportunidade, “celebrando o centenário e a tradição esportiva do município, a seleção local e as equipes master de Atlético, Fluminense e São Paulo disputaram jogos amistosos no estádio do Usina Esperança”, informou a Prefeitura, organizadora do evento.
Foram quatro partidas de 40 minutos cada. Na abertura, o Fluminense derrotou a Seleção de Itabirito por 2 a 0. Na sequência, São Paulo e Atlético empataram por 1 a 1 – nos pênaltis, o time alvinegro garantiu vaga na final.
Na decisão, após 0 a 0 no tempo normal contra o Fluminense, o Atlético conquistou o título na disputa por pênaltis. A seleção de Itabirito ficou com o terceiro lugar, derrotando o São Paulo por 3 a 1.
Reencontro de craques
Grandes nomes do futebol brasileiro marcaram presença no Festival; entre eles, Toninho Cerezo.
O ex-craque não entrou em campo, mas fez questão de prestigiar as partidas. “Como mineiro que sou, tive a grande felicidade de ter Telê como mestre tanto na base quanto no profissional. É uma merecida homenagem a uma grande pessoa, grande treinador e educador. Telê merece o nosso carinho por tudo que fez pelo futebol”, ressaltou Cerezo
Quem também marcou presença foi o ex-goleiro do Fluminense, Wellerson Dias. Em campo, ele pode rememorar os ensinamentos de Telê e as conquistas da carreira, como a conquista do título carioca de 1995. “O atual Fluminense, ‘onde’ Telê iniciou a carreira, tem muito dele em seu estilo de jogo, sua proposta técnica. Ele nos deixou um grande legado. Só gratidão”, detalhou Wellerson.
Para Paulo Roberto Prestes, ex-craque do Atlético, participar do Festival foi uma oportunidade única. “Bacana fazer parte de um espetáculo como esse. Tive a oportunidade de ser treinado por Telê! Que saudade! Muito de mim foi forjado em campo com ensinamentos dele”, lembrou o ex-jogador.
Ao mestre com carinho
Familiares de Telê Santana acompanharam e as homenagens ao mestre, como era conhecido no meio esportivo. “Homenagens ao Telê me emocionam. Essa é mais do que especial. Ele é um cidadão do mundo, que nasceu em Itabirito e teve sua personalidade forjada aqui. Sou grato por Telê ter existido, elevando o nome de Itabirito dentro e fora das quatro linhas”, relatou o filho, Renê Santana.
“Itabirito tem em sua história o legado de grandes homens e mulheres. Telê é um deles. Somos um povo que se destaca pela capacidade de liderança. A homenagem ressalta esse grande homem e traz a necessidade de valorizarmos nossa tradição esportiva, investindo em futuros craques que, assim como Telê, elevarão o nome de Itabirito”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).
O evento ficou a cargo da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, em parceria com a Liga Desportiva Municipal e o apoio do Instituto Telê Santana.