Ipê-branco do Tombadouro: o espetáculo em Itabirito está de volta
Ipê-branco do Tombadouro e a lua cheia - Foto: Miguel Daniel - Facebook - Reprodução
ERM000124_banner970x250px
ERM000124_banner970x250px
Compartilhe:

Uma bela foto postada no perfil do Facebook do internauta Miguel Daniel (e feita por ele) mostra parte da beleza de uma atração que já virou sensação em Itabirito (na Região Central de Minas). Trata-se do ipê-branco que fica na antiga sede da Associação Comunitária do bairro Tombadouro.

Na imagem em específico, o senhor Miguel, vizinho do ipê, teve o cuidado de mostrar a lua em meio à árvore. “Mandei pra Globo Minas, mas não sei se eles mostram”, disse ele em depoimento ao Radar Geral.

Segundo informações de moradores locais, esse ipê está em uma de suas manifestações mais exuberantes. Mais até que no ano passado.

Banner Setembro 2024
Banner Setembro 2024
Ipê-branco em Itabirito – Foto: Adelmo do Armazém Tombadouro

A árvore foi plantada há 14 anos pelo dono do imóvel, Fabrício Nunes Pinheiro (47), em homenagem à sua filha Daniella. “Ela é muita apegada a esse ipê”, afirmou o pai.

Segundo o site Minhas Plantas, na família dos ipês (Bignoniaceae), o branco é o que tem o menor período de duração das flores. A florada dura entre 2 a 5 dias, isso se não chover e não ventar.

Nos outros tipos, a florada chega a durar, em média, de 10 a 15 dias, disse a engenheira agrônoma Carmen Regina Correia, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Dos gêneros dos ipês, o branco é o que floresce por último.

Florações

Ipê-roxo: de maio a agosto.
Ipê-amarelo: de julho a setembro.
Ipê-rosa: de agosto a outubro.
Ipê-branco: de agosto a outubro.

Atração em Itabirito – Foto: Adelmo do Armazém Tombadouro
Compartilhe:
BANNER_FARID_92_ANOS_970_250PX
Meplo