Com equipagem de UBS, ações educativas e capacitações de profissionais, programa Ciclo Saúde é uma das frentes de investimento na saúde
Compartilhe:

Contemplar os interesses da população e do poder público segue sendo prioridade das ações de compensação da Vale. As iniciativas voltadas para o desenvolvimento da infraestrutura urbana, saúde, educação, lazer, cultura e turismo em Itabirito registraram importantes avanços no primeiro semestre de 2022. 

Entre os destaques, está o aporte de R$ 6,5 milhões para o  Centro Especializado em Reabilitação (CER II), gerenciado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itabirito. O valor será aplicado na reforma da sede do centro, que é referência no tratamento de pessoas com deficiência na região dos Inconfidentes e a única instituição da região a ofertar terapias completas para bebês (estimulação precoce) e para as mais diversas deficiências, além de terapias complementares como acupuntura, aromaterapia e hidroterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a reforma, os espaços do prédio serão repensados para potencializar a reabilitação dos pacientes.

Outro reforço para a saúde pública em Itabirito foi o apoio para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Água Limpa, que teve seu projeto desenvolvido pela Vale, e a realização do Programa Ciclo Saúde chegou em todas as UBS de Itabirito, com doação de equipamentos, formação para profissionais da saúde e da gestão municipal e ações educativas.

Fortalecimento da economia local

O incentivo à criação de novas frentes de negócio e o fortalecimento de cadeias produtivas existentes é outra frente de compensação em Itabirito. Os programas de fomento econômico têm contribuído para o desenvolvimento de pequenos empreendedores e negócios locais. É o caso dos empreendedores participantes de iniciativas como o Projeto Horizonte, que oferece capacitações, consultorias e investimento financeiro para que novos negócios saiam do papel, e do Programa de Desenvolvimento Territorial, que fortalece o ecossistema criativo local, potencializando as parcerias e novos negócios.

Novas metodologias e melhores infraestruturas para as escolas

Melhoria da qualidade da educação também tem sido uma frente de atuação no município. Este ano, mais uma escola da rede pública foi reformada, oferecendo mais conforto e bem-estar aos alunos. Os jovens também passaram a contar com oficinas gratuitas sobre cultura maker, tecnologia e sustentabilidade, por meio do projeto Galera Mão na Massa, implantado em junho.As ações de compensação e desenvolvimento da Vale levam projetos duradouros às comunidades, proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Para conhecer todas as iniciativas realizadas em Barão de Cocais, acesse vale.com/reparacao.

Empreendedores locais recebem capacitações, consultorias e investimento financeiro para que novos negócios saiam do papel
Compartilhe: