Itabirito (Região Central de Minas) – Na noite deste domingo (14), por volta das 21h30, um incêndio atingiu o anexo do antigo Quartel da Polícia Militar (PM), na Rua Henrique Michel, bairro Boa Viagem. Trata-se de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
Documentos, armários, cadeiras, telhado, paredes etc. foram atingidos pelo fogo. O espaço estava sendo usado como arquivo morto. Segundo informações, os documentos destruídos pertenceriam à PM. Não se sabe ainda se a estrutura da construção foi abalada.
Informações obtidas com moradores locais dão conta de que ninguém foi visto em atitude suspeita, o que diminui a probabilidade de incêndio criminoso. Contudo as causas do incêndio, de fato, serão investigadas.
O trabalho de combate ao incêndio realizado pela 1ª ala operacional da Brigada Municipal de Itabirito impediu que o fogo atingisse o prédio principal (onde ficava a entrada do quartel).
A primeira providência dos agentes da Brigada foi desligar a rede elétrica que estava sendo usada para abastecer um dos pontos de apoio da Vale (rota de fuga) em caso de rompimento de barragens.
A ação da Brigada terminou às 23h30. Portanto foram 2h de intenso trabalho para combater o fogo e fazer o rescaldo (apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas).
A Policia Militar, a Guarda Municipal e a Defesa Civil deram suporte ao trabalho da Brigada (liderada pelo chefe de ala, Mauro Gutemberg, e pelo coordenador-adjunto da brigada, sargento militar Edivandro).
Prédio tombado
O prédio atingido pelas chamas é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal de Itabirito. Trata-se da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que teriam sido construídas entre séculos 18 e 19.
A parte atingida era a cadeia. Em Minas Gerais, a associação das duas repartições públicas era comum na época.
Veja vídeo do incêndio feito por um popular CLICANDO AQUI.
[…] Incêndio atinge anexo do antigo Quartel da PM em Itabirito; veja fotos e vídeo […]
[…] de Itabirito, mas pertence ao Estado de Minas Gerais. Em março, houve dois incêndios no local, um no anexo do prédio, e outro horas depois no próprio […]