Filipe Vieira Brison, de 31 anos, em breve será o primeiro aluno surdo a receber seu diploma de bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus Itabirito (Região Central de Minas). Ele apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 24 de maio e traduzido simultaneamente pelo intérprete de libras, Paulo Mendanha.
Seu TCC foi intitulado como “Protótipo Huet: automação residencial utilizando Libras” visando conectar objetos do cotidiano (eletrodomésticos, por exemplo) à Internet. Seu trabalho se diferencia dos outros por ser capaz de reconhecer alguns sinais de libras para acionar os equipamentos.
De acordo com Filipe, seu trabalho leva esse nome em homenagem a Ernest Huet, professor surdo e francês que foi responsável pela criação da primeira escola para surdos no Brasil.
No portal da IFMG, Filipe explicou um pouco de como funciona o seu protótipo e afirmou que ele ainda está em fase de desenvolvimento “Ele é composto de um nó central (um microcomputador de baixo custo, Rasberry Pi) que realiza o processamento das imagens capturadas de forma descentralizada por várias plataformas microcontroladas ESP32-CAM e que podem ser espelhadas pela casa. Ao identificar um determinado sinal de Libras pré-programado, o nó central envia uma mensagem via WiFi para outro microcontrolador que aciona/desaciona um relé, permitindo ligar ou desligar uma lâmpada ou um ventilador, por exemplo.”.
Atualmente, o rapaz trabalha na área de elétrica e automação, desenvolvendo projetos de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas, em Belo Horizonte. Ele também já trabalhou como servidor público na Câmara de Itabirito.
Filipe não foi pioneiro apenas em ter um bacharel pelo curso na IFMG sendo surdo, ele também foi o primeiro aluno surdo de Rede Federal a fazer um intercâmbio acadêmico. Em 2019, Brison foi para Portugal e ficou cinco meses estudando no Instituto Politécnico do Porto (IPP), trocando experiencias e fazendo parte da pesquisa “Desenvolvimento de dispositivo para auxílio de pessoas surdas ou com deficiência auditiva capaz de captar e indicar o choro de bebês”.
Para ver a sua defesa do TCC, o vídeo está disponível no Youtube, basta CLICAR AQUI.