Na última quarta-feira (25/8), em Itabirito (Região Central de Minas), Alessandra (35 anos) estava indo trabalhar, às 6h30, a pé, quando ao passar em frente à “academia ao ar livre” do Parque Ecológico, na Avenida dos Inconfidentes, sentido Agostinho Rodrigues, antes de chegar à ponte (ao lado da Pista de Skate), olhou para cima (à esquerda) e viu um homem moreno se masturbando olhando para as pessoas que passavam pela via.
O local exato onde o sujeito estava é em um barranco que dá acesso aos prédios da Cohab.
Segundo o relato, o sujeito não se preocupou em se esconder. Com o short azul (tipo de futebol) abaixado e a camisa de malha levantada, ele se permitia ser visto. “A gente sempre pensa que quando acontecer algo assim, você vai xingar, vai reclamar (…), mas na hora fiquei tão assustada que não falei nada e ‘apertei’ o passo”, disse ela em entrevista ao Radar Geral.
Alessandra fez um post no Grupo Itabirito-MG, usando seu perfil pessoal, relatando o fato, admitindo que aconteceu com ela. Tal postagem teve grande repercussão, com quase 250 reações (entre curtidas e outras) e mais e 195 comentários.
“O horário que eu passei era de muito movimento, então fica o alerta para quem passar pelo local. Estou fazendo o alerta porque ali é um local de muito movimento por mulheres que fazem caminhada e agora com retorno escolar, é caminho de muitas crianças e adolescentes”, relatou ela no post.
Uma outra internauta comentou: “Eu também já presenciei esse indivíduo nesse local. Eu e minhas irmãs acionamos a polícia, porém o lugar é alto e ele tem uma visão ampla de toda área, então dá tempo de correr”.
É exatamente isso que acontece, o local além de ter ampla visão, é repleto de trilhas e, por isso, quando surge alguma autoridade com poder de polícia, seja a Polícia Militar (PM) ou a Guarda Civil Municipal (GM), o sujeito consegue fugir.
GM
Minutos depois do ocorrido, Alessandra fez boletim de ocorrência na GM.
Depois disso, os guardas intensificaram o patrulhamento diário no local. “Principalmente, pela manhã e no fim de tarde, horários em que as pessoas transitam mais naquela área, fazendo, inclusive, caminhadas”, disse o inspetor Caldeira.
Segundo a GM, os agentes estão adentrando na mata com o objetivo de pegar o sujeito em flagrante. Patrulhamentos também foram intensificados dentro e fora do Parque Ecológico, o que inclui área do Julifest, Pista de Skate, Jardim São Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima. “A suspeita é de que o sujeito more nas redondezas. A guarda conta com a população para denunciar sempre e trazer mais características do indivíduo”, disse o inspetor.
Masturbador preso
Há cerca de um ano, um homem (casado e pai de família) foi pego pela GM de Itabirito em situação semelhante, ou seja, masturbando-se em público e olhando para transeuntes. Ele foi preso, mas já está em liberdade.
A suspeita é de que o masturbador atual não seja o mesmo de outrora.
Em tempo: nos comentários no Grupo Itabirito-MG, houve relatos de que havia masturbadores em outros pontos do município. “Isso em Itabirito já virou moda. Já vi várias vezes perto da garagem da Serra Verde, na escada que eu passo a caminho do trabalho – acesso ao supermercado BH, horário de 8 horas da manhã”, disse uma terceira internauta.