Itabirito (Região Central de Minas) – Celebrando o legado dos ex-atletas itabiritenses Silvestre Martins Fernandes e Irenice Maria Rodrigues, a Prefeitura realizou na última quinta-feira (5/10) a entrega simbólica de um mural artístico na quadra do antigo Cemi, no Centro da cidade. A ação contou com a presença do autor da obra e dos familiares dos homenageados.
Os homenageados
Ex-ponta-direita, Silvestre defendeu o Atlético na década de 1960 e conquistou o título estadual pelo Siderúrgica, em 1964. O itabiritense foi também titular da Seleção Mineira que disputou o jogo de inauguração do Mineirão, em 1965. Como profissional, ainda defendeu o América. Silvestre faleceu em Itabirito, em 2021.
Já Irenice Rodrigues se destacou no atletismo feminino. A atleta fez carreira no Fluminense, tendo se classificado para os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1967) e para os Jogos Olímpicos da Cidade do México (1968). No entanto, decidiu desafiar o regime militar e o Comitê Olímpico Brasileiro. A seguir, foi desligada da delegação olímpica e caiu no esquecimento. Em 1981, Irenice morreu em suposto acidente de moto.
O artista
O grafiteiro paulistano Thiago Consp explicou ter demorado seis dias para criar o mural, no qual foi utilizada a técnica de grafite com tinta spray. Além disso, contou ter realizado minucioso trabalho de pesquisa sobre os homenageados para compor a peça.
Os familiares dos homenageados se emocionaram com o resultado final. Primo dos ex-atletas, José Carlos Miguel elogiou a iniciativa da Prefeitura de Itabirito em resgatar a história de Irenice e Silvestre. “O mural é uma oportunidade para os jovens esportistas se espelharem nessas pessoas como exemplo para as gerações futuras”, disse.