Dar suporte às guarnições da Guarda Civil Municipal (GM) em caso de necessidade, mais exatamente em situações de embate. Esse é o objetivo do Grupo Tático Municipal (Gtam), que começou atuar nesta semana em Itabirito (Região Central de Minas).
A exemplo do que já acontece em Contagem e Ouro Preto, o grupo de elite da GM Itabirito atuará em situações emergenciais sempre em apoio a outras guarnições.
Parte da turma do Gtam fez treinamento com membros da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GM de Contagem, e outra parte treinou com integrantes do Grupamento de Suporte Operacional (GSO) da GM de Ouro Preto.
Em Itabirito, os membros da Gtam se revezarão em turnos. Com uniformes especiais, o grupo estará disponível 24h para atuar a qualquer momento do dia.
Além do treinamento, alguns membros da Gtam são instrutores de artes marciais e credenciados para formar novos integrantes de grupos especiais.
De acordo com o comandante Lopes, da GM de Itabirito, depois da pandemia, a capacitação da Gtam terá novos desdobramentos. “Está previsto, inclusive, treinamento com a Policia Militar”, disse.