Itabirito (Região Central de Minas) – A Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana da Prefeitura realizou na terça (28/5), a aula inaugural do curso de Formação da Guarda Civil Municipal, que visa capacitar os agentes para utilização de arma de fogo.
A aula contou com palestra magna do secretário de Segurança e Prevenção do município de Belo Horizonte, Genilson Zeferino, que apresentou os dilemas e os desafios da política municipal de segurança pública, além de palestra sobre os aspectos técnicos da formação da Guarda Civil Municipal Armada, com o tenente Rafael Mateus Machado, da Polícia Militar de Minas Gerais.
“Segurança pública é um tema fundamental para a população. Por essa razão, é essencial evoluir sempre. A formação proporcionará aos guardas a obtenção do armamento, proporcionando a ampliação das ações referentes à segurança no município”, destaca o prefeito Orlando Caldeira.
Formação teórica e prática
Destinado aos 53 agentes da corporação, o curso contemplará questões teóricas sobre a legislação pertinente, atuação do agente e o manuseio de arma de fogo, além de aulas práticas em stand de tiros.
“Temos realizado investimentos constantes em prol da segurança. Esse curso proporcionará mais conhecimento para que os agentes utilizem, de forma responsável, armas de fogo”, afirma o vice-prefeito, Elio da Mata.
Ministrado pelo Instituto de Pesquisa, Gestão e Tecnologia – Intec, o curso de Formação da Guarda Civil Municipal de Itabirito terá 25 dias de duração.
“A capacitação iniciada nessa terça-feira é uma conquista histórica para a Guarda Civil Municipal. Cada vez mais, a segurança pública exige qualificação para a prestação de serviços qualificados em benefício da população”, acrescenta o comandante da Guarda Civil Municipal, Samir Assis.