Ginástica acrobática: Itabirito é sucesso em Uberaba, mas ônibus cedido pela Prefeitura tinha até goteiras
Equipe de Itabirito: show em Uberaba - Foto: Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Crianças e adolescentes de Itabirito (cidade da Região Central de MG) viajaram mais de 500 quilômetros para competir na 7ª Copa Uberaba de Ginástica Acrobática e no Campeonato e Torneio Estadual de Ginástica Acrobática, eventos que aconteceram entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Os atletas fizeram bonito. Segundo a Prefeitura, foram 49 premiações conquistadas pela equipe itabiritense (leia mais no decorrer desta matéria).

O projeto Prefeitura de incentivo a esse tipo de esporte, em vários pontos (como a qualidade dos professores), é digno de aplauso (isso apesar de os atletas serem os responsáveis pela compra, especificamente, de seus colãs). Contudo, ao Radar Geral chegaram reclamações quanto as condições precárias do ônibus disponibilizado pelo Município para o transporte da equipe.

Para ser ter uma ideia, nas proximidades de Nova Serrana (MG), o veículo teve de parar. Isso porque uma forte chuva colocou em evidência goteiras em vários pontos do ônibus. “Não era um transporte adequado para viajar por 9h. Tinha dois eixos, motor na parte da frente, vários assentos com defeitos, lanterna traseira sem funcionar, além das goteiras que chegaram a molhar as crianças”, disse Renato Fernandes Socorro (42 anos), pai da ginasta Lívia (de apenas 10 anos).

Em uma reunião entre pais e Prefeitura, uma semana antes do evento, membros da administração informaram que não havia (ainda) transporte disponível para os eventos em Uberaba. “Foi arrumado de última hora, sem revisão do veículo. Isso para um ônibus que transportava crianças: nosso maior tesouro (…). Ninguém discorda que as competições são importantes para as crianças e para toda Itabirito. É o nome da cidade que é levado para outras partes de Minas, mas a coisa não pode ser de qualquer jeito!”, salientou.

2022

Ainda de acordo com esse pai, ano passado, na edição anterior da Copa uberabense, os ginastas de Itabirito também passaram por problemas.

Banheiros sujos, lixo espalhado por várias cantos, crianças tumultuadas em duas salas, foram algumas das características do alojamento onde os jovens atletas itabiritenses tiveram de ficar. “Quando vi aquilo, eu, minha esposa e minha filha fomos para um hotel. Acredito que coisas desse tipo podem ser resolvidas em conversa entre os secretários de Esporte das duas cidades”, analisou Renato. 

Como se não bastasse, em uma outra competição, também no ano passado, desta vez em São Paulo, a Prefeitura de Itabirito conseguiu transporte para os atletas de última hora, fazendo com que pais chegassem a comprar passagens. “Perdi 30% do valor dos bilhetes de viagem na devolução”, lembrou Renato.

Resposta da Prefeitura de Itabirito

A Prefeitura respondeu a questionamentos feitos pelo Radar. Contudo, não chegou a mencionar as goteiras no veículo.

Leia nota da Prefeitura na íntegra

NOTA OFICIAL – Competições de Ginástica em Uberaba

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, esclarece que, desde 2019, a Administração tem adotado a política pública de amplo apoio à participação de atletas da equipe de ginástica do Núcleo de Ginástica em competições de âmbito estadual e, até mesmo, nacional.

O apoio contempla fornecimento de transporte, alojamento e disponibilização de professores e monitores para acompanhamento durante a viagem.

Em relação ao ônibus disponibilizado para transporte de atletas para Uberaba, em razão da competição ocorrida entre os dias 28 de abril e 1º de maio, a Prefeitura esclarece que foi realizada vistoria, inclusive acompanhada in loco por servidor da Secretaria de Esportes e Lazer. Quanto à lanterna, tratou-se de uma ocorrência eventual, solucionada ainda em Itabirito, antes do início da viagem, sem qualquer tipo de interferência no trajeto de ida e volta.

Historicamente, a Prefeitura tem afirmado o compromisso com a disponibilização de transporte gratuito enquanto política pública de apoio à equipe de ginástica, observando, necessariamente, as normas e prazos definidos na legislação para a Administração Pública.

Em relação aos assentos reclináveis, apenas uma das poltronas não apresentou o funcionamento correto. Outras poltronas, localizadas na parte traseira do veículo, próximas ao banheiro e frigobar, apresentaram a habitual limitação de reclinação, exatamente em razão da disposição no ônibus. Por fim, não houve qualquer contratempo, uma vez que o veículo não estava em sua lotação máxima, sendo possível o remanejamento de passageiros para poltronas confortáveis e em pleno funcionamento durante a viagem.

No que se refere ao alojamento, a Prefeitura e os responsáveis pelo Núcleo de Ginástica reafirmam a preocupação em garantir a melhor estrutura de hospedagem possível aos atletas, conforme o padrão de alojamentos. Vale acrescentar que, em 2022, a mesma estrutura utilizada para hospedagem de atletas foi utilizada para acomodação da equipe técnica do Núcleo de Ginástica, bem como pela Diretoria e pelo responsável pela pasta, o que reafirma o compromisso demonstrado pela Administração Pública em relação ao projeto.”

Atletas de Itabirito deram show em Uberaba e, inclusive, foram destaque no MGTV da TV Globo local – Foto: Divulgação
Veja alguns dos destaques de Itabirito em Uberaba

Dupla Mista:

1⁰ Lugar – Nível 5 – Gabriel e Alice.

Dupla Mista:

1⁰ Lugar – Pré-infantil – Laissa e Enzo.

Dupla Feminina:

1º lugar – Youth – Helena e Lívia.

3º lugar – Infantil – Tainá e Sofia.

Trio Feminino – Nível 6:

1⁰ Lugar – Vitoria, Beatriz e M Eduarda Pádua.

2⁰ Lugar – Luana, Hellen e M Eduarda Tito.

3⁰ Lugar – Carolina, Eduarda e Melissa.

Trio Feminino – Nível 5:

1⁰ Lugar – Maria Eduarda, Samilly, Mariana.

2⁰ Lugar – Isabella, Gabriella e Ana Luiza.

Trio Feminino:

3º lugar – Pré-infantil – Ana Clara, Lorena e Emanuela.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.