Apesar de ser a vencedora deste ano do concurso de melhor pastel na tradicional Festa do Pastel de Angu, em Itabirito (Região Central de Minas), Adriana Silva (de 49 anos) é bastante modesta.
“É algo que não sei explicar porque ganhei. Trabalho com cozinha há anos, independentemente do pastel de angu. As pessoas sempre admiraram meu tempero. Eu não imaginava ganhar. Até porque eu sou uma oposição política (à atual administração da Prefeitura). Eu vi que eles (os organizadores) não misturaram as coisas. Foi uma surpresa pra mim. Foi uma coisa surreal! Não dá pra acreditar! A minha fonte de renda hoje é o pastel de angu. Esse evento é muito importante pra mim. Talvez mais que para outras mantenedoras. Isso porque já tivemos até a visita de Luciano Huck na casa de outras mantenedoras. Tem a Conceição que faz um trabalho muito bacana. Vencer essas pessoas que estão no mercado há mais tempo que eu, é muito gratificante”, disse Adriana, em entrevista ao Radar Geral.
Pastel como fonte de renda
A ganhadora do prêmio de melhor pastel de angu é natural de Itabirito. Quando criança, com mês de nascida, morou na Fazenda Água Quente, na região do Pico de Itabirito. Com 1 ano e 3 meses, foi para Belo Horizonte com sua mãe Maria Gomes, que foi trabalhar como doméstica em casa de família. “Ali fui criada até minha mãe se aposentar”, contou Adriana.
Retornou a Itabirito aos 24 anos. “Aqui escolhi para criar meus filhos mais velhos e reencontrei um antigo amor de sua vida, Wanderson Wallace, com quem me casei há 25 anos. Em Itabirito, também nasceu minha caçulinha”, disse.
Em 2015, desempregada, resolveu se arriscar: mudou-se para Guarapari, no Espírito Santo.
Adriana, então, ligou para sua sogra, Maria Inácia, mantenedora há mais de 40 anos, e disse: “Eu preciso aprender a fazer pastel de angu”. Ela conta que as primeiras massas “foram desastrosas”. Mas, em poucos dias, já estava conquistando o coração dos capixabas. A partir de então, o pastel de angu entrou definitivamente para a vida dela.
Em 2016, ao retornar a Itabirito, começou a ministrar aulas para adolescentes de escolas municipais por meio do Projeto Amor Exigente. Adriana ensinava a eles, principalmente, a arte de fabricar o tradicional pastel originário de Itabirito.
Hoje Adriana tem como fonte de renda justamente o pastel de angu, destacando-se pela criação de diversos sabores gourmet, entre eles o de mandioca na manteiga com carne seca.
Quem quiser saborear o atual no número 1 dos pastéis de angu itabiritenses, o telefone de Adriana é o (31) 9 8927-6249 (que é também o número do WhatsApp dela).
Outras mantenedoras destaques da festa
Outras premiadas como o melhor pastel de angu foram: Conceição Paula, que ficou em 2º lugar, e Rosália Cristina, conhecida como Zarinha, que conquistou a 3ª colocação.
Na categoria recheio inovador, as vencedoras foram Nilda Farnez (com o pastel de lombo defumado com compota de jabuticaba) e, novamente, Zarinha (com o recheio de pescoço de peru com requeijão e ervas finas).
Leia cobertura completa Radar Geral da Festa do Pastel de Angu:
Itabirito: Festa do Pastel de Angu, com Almir Sater, lota Praça da Estação; leia opiniões
Festa do Pastel de Angu, Itabirito: mulher que catava latinhas é atropelada e motorista foge
Melhores pastéis: Adriana, Conceição e Zarinha vencem concurso da Festa do Pastel de Angu