Falta de luz em Itabirito: Cemig diz que novas quedas de energia devem acontecer; e já estão acontecendo
“Essa situação da Cemig no nosso município está uma verdadeira bagunça, uma falta de respeito", diz presidente da Câmara - Imagem: iStock
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – As constantes quedas de energia elétrica no município têm causado transtornos. Na manhã desta terça-feira (21/11), faltou luz em toda a cidade. “Cidade inteira sem energia elétrica”, informou uma internauta por meio de mensagem à reportagem.

Ao Radar Geral, a Cemig confirmou o fato e salientou que a queda se deu das 8h às 8h40. Importante ressaltar que a informação é da Cemig. Pode ser que em alguns pontos de Itabirito, o problema se deu de maneira mais prolongada.

Às 11h40, a empresa mandou a seguinte mensagem ao Radar: “Neste momento, todos os clientes já foram religados, mas para a manutenção do equipamento defeituoso na subestação, serão necessárias manobras e em determinados momentos, alguns clientes poderão ser momentaneamente desligados novamente”.

De fato, por volta das 15h, nova queda aconteceu em bairros como Centro e Praia.

Em meados deste mês de novembro, a maior parte da localidade de Ribeirão do Eixo ficou quatro dias sem luz ou com o fornecimento intermitente. Segundo a Cemig, o problema foi a queda de uma árvore. Problema que foi solucionado depois que as equipes da empresa tiveram de entrar em área de difícil acesso.

De domingo (19/11) para segunda-feira (20/11), bairros como Capanema, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Quinta dos Inconfidentes, Cohab e Agostinho Rodrigues, por exemplo, reclamaram de falta de fornecimento de energia elétrica.

A situação que começou na tarde de domingo, atravessou a madrugada e só foi “resolvido” horas depois. A empresa, ao Radar Geral, informou que o problema foram as chuvas – sem entrar em detalhes.

Perda de medicamentos ou de alimentos que precisam de refrigeração. Essa é a principal reclamação dos moradores de Itabirito tendo como base as constantes quedas de energia elétrica no município.

Contudo, um bairro em específico, o Santa Clara, posicionou-se de maneira mais enfática.

No local, foram mais de 40 horas sem luz. “Da tarde de domingo até as 10h30 de hoje (21/11)”, disse o morador Renato Villaça.

Segundo ele, a falta de energia é constante no local. “Uma vez por semana ou de 15 em 15 dias (…). Nosso fornecimento de água se dá por meio bomba. Quando falta energia elétrica, ficamos sem água”, reclamou.

Um abaixo-assinado está sendo feito pelos moradores do Santa Clara para ser entregue na Cemig e na Prefeitura.

Durante a reunião da Câmara de Itabirito de segunda-feira, o presidente Arnaldo (MDB) se manifestou: “Essa situação da Cemig no nosso município está uma verdadeira bagunça, uma falta de respeito (…). Quando havia escritório local, com funcionários da cidade, a gente falava com eles e o problema era resolvido (…). A Cemig acabou com os escritórios locais, terceirizando essa manutenção. E aí piorou de vez. Você não tem uma linha direta para falar. Você fala com robô (…). Se você insistir muito, você consegue falar com a atendente. E a única coisa que ela responde é: ‘a posição por agora é isso, senhor!’ (…). Tenho certeza: temos de mobilizar os nossos deputados estaduais. É bobagem dizer que vamos fazer uma moção de repúdio. Eles vão rir da gente (…)”.  

Presidente Arnaldo durante fala a respeito das constantes falta de luz – Foto: Reprodução

Em resposta ao Radar Geral, a Prefeitura de Itabirito se manifestou da seguinte forma:

“A Prefeitura de Itabirito esclarece que a interrupção no fornecimento de energia elétrica é de responsabilidade da Cemig. Caso necessite de informações sobre a situação, recomenda-se entrar em contato diretamente com a empresa.”

Domingo em Itabirito: 62 mm de chuva e bairros sem luz; em Amarantina, Ouro Preto, mais de 100 mm

Itabirito: grande parte de Ribeirão do Eixo ficou 4 dias com falta de luz; Cemig explica motivo

Queda de postes no São José, em Itabirito: 81 imóveis poderão ficar sem luz durante toda a noite

Compartilhe: