A Prefeitura de Itabirito apresentou, na última terça-feira (19/10), o projeto “Itabirito Conectada”. A iniciativa proporcionará aos itabiritenses o acesso gratuito à internet em 11 pontos da cidade.
Os pontos serão instalados no hall da Prefeitura; Complexo Turístico da Estação; Praça 1° de Maio; Jardim São Cristóvão; Praça São Sebastião; Praça da Família, no bairro Padre Adelmo; Praça da Igreja São José; Cemitério Parque da Esperança; Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso; Ginásio Poliesportivo Francisco Carlos Bernardes de Oliveira, no bairro Santa Rita; e Terminal Rodoviário Geraldo Gomes Batista.
“Estamos trabalhando no desenvolvimento do sistema responsável pela autenticação e cadastro. A expectativa é de que, em até seis meses, todos os pontos estejam disponíveis à população”, afirma Jeferson Guilherme Mendes, responsável pelo setor de tecnologia da empresa Meplo.
E essa empresa que será a responsável pela gestão do projeto. A Meplo será parceira da Prefeitura na iniciativa, e “não haverá custos para o município”, garantiu a Prefeitura.
Segundo a Prefeitura, já foram distribuídos 40 quilômetros de fibra ótica pela cidade para viabilizar a instalação dos pontos.
O setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura será responsável pela fiscalização e monitoramento da disponibilidade e segurança dos pontos de internet com a finalidade de garantir a qualidade dos acessos disponibilizados à população.
“Esse projeto simboliza o esforço da Prefeitura para conectar a população e oferecer mais oportunidades por meio da internet. É um grande avanço para a cidade. Nos orgulhamos muito diante de todas as possibilidades que propiciaremos aos itabiritenses por meio desse projeto”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).
Em nota (a seguir), Prefeitura explica o porquê do “Itabirito Conectada” não gerar custos para o município:
“A Prefeitura de Itabirito informa que foi realizado chamamento público visando à concretização de parceria para execução do Programa Itabirito Conectada. O chamamento consiste em um procedimento da administração pública para convocar interessados na execução de atividades ou projetos de interesse público.
No referido chamamento público, foi proposta pela Prefeitura a oferta e a disponibilização de pontos de wi-fi gratuitos em 11 espaços da cidade. Em contrapartida, foi ofertado espaço de publicidade às empresas interessadas na prestação do serviço, permitindo à empresa parceira a exploração de publicidade visual nas placas de identificação do programa e publicidade virtual por meio do sistema de conexão a ser implementado para autenticação dos usuários.
A Prefeitura esclarece ainda que foi realizado contato prévio sobre o programa com todas as empresas do setor que atuam no município. Isso posto, a Meplo foi a única empresa que demonstrou interesse no programa e firmou a parceria com a administração para execução do programa”.
Matéria atualizada às 19h16 de 22/10/2021.