Obra da Vale em Itabirito. Foto - Vale - Divulgação
Compartilhe:

ITABIRITO (MG): Estão em andamento obras de melhorias na Apae, no Centro de Educação Ambiental (CEA) e na Escola Municipal Antônio Toledo Sobrinho (no Marzagão). Todas essas ações são custeadas pela Vale e têm previsão de conclusão para este ano.

Além disso, já foram concluídas a reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal Padre Antônio Cândido, a reforma da quadra da Escola Municipal José Estevam Braga, em Engenheiro Corrêa (Ouro Preto) e o desassoreamento do Rio Itabirito.

Segundo a empresa, as obras fazem parte de um conjunto de ações integradas dentro do Plano de Desenvolvimento de Territórios Impactados, lançado pela Vale, em setembro do ano passado para compensar os danos causados às pessoas após a elevação do nível de segurança das barragens Forquilhas.   

O que está sendo feito

No CEA serão realizadas pintura, climatização do auditório e da biblioteca com fechamento do terraço com alvenaria e cobertura para a criação desse espaço. Também será criada uma passarela metálica com guarda-corpo para facilitar o acesso ao Centro, principalmente de cadeirantes, além das revisões dos telhados e elétrica e manutenção da rede hidrossanitária.

Referência na área de educação ambiental, com uma média de 4.500 alunos mensais, no CEA são desenvolvidas diversas ações e projetos pautados pelos Programa Nacional de Educação Ambiental e de Educação Ambiental de Minas Gerais.

Na Apae, a obra contemplará a reforma da cozinha e do refeitório que atende cerca de 190 alunos com deficiência intelectual e múltipla, além de autismo de todas as idades.

Segundo a Vale, a reforma na Apae será essencial para a organização do espaço, visando segurança e acessibilidade, garantir a qualidade dos serviços prestados, possibilitando o aprimoramento de habilidades necessárias para a autonomia e conhecimento dos educandos, além de contribuir com a melhoria das oficinas já oferecidas e o acesso e permanência dos alunos com deficiência, já que o espaço do refeitório também é usado para oficinas de culinárias.

Na Escola do Marzagão, serão realizadas a construção de muro de alvenaria na frente do prédio e em parte da lateral, o restante com tela alambrado e mourão de concreto, construção de dois banheiros para os alunos, reforma de dois banheiros para que se transforme em um para os professores, construção de uma cozinha, um novo telhado para toda a estrutura, tratamento de parede e pintura, construção de uma quadra para atividades multiuso, rampa de acesso britada com passa roda de veículos lateral calçada com corrimão, além de toda a revisão elétrica do prédio. A unidade conta com cerca de 60 alunos, com idade entre 4 e 12 anos.

Obras já entregues

Em agosto, a população de Itabirito foi contemplada com a entrega da reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal Padre Antônio Cândido, uma demanda antiga da comunidade de São Gonçalo do Bação.

A obra da escola do Bação beneficia 82 alunos com idade entre 3 e 12 anos, além de toda a comunidade escolar que usa o espaço para realizar reuniões e confraternizações em datas comemorativas.

“A ação é fruto do diálogo frequente entre a Vale e um comitê comunitário local, formado por poder público, lideranças locais, diretora da escola, além de pais e mães de alunos. Entre as intervenções realizadas estão a construção do piso em concreto com demarcações de quadra, cobertura e instalação de calha, instalação de alambrado, colocação de traves, rede, rede de vôlei, entre outros acessórios.  A quadra está pronta e à disposição dos alunos, quando retornarem às aulas”, informou a Vale.

Engenheiro Corrêa (Ouro Preto)

No distrito de Engenheiro Corrêa, cerca de 50 crianças, com idade entre três anos e meio e cinco, da educação infantil, além de toda a comunidade, foram beneficiadas com a entrega da reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal José Estevam Braga.

A obra foi entregue no dia 2/9, e vai proporcionar melhoria da condição de saúde, bem-estar e segurança das crianças na prática esportiva e demais atividades que ocorrem neste espaço, além de contribuir para a volta da normalidade no distrito.

A comunidade do distrito ainda será contemplada com a reforma do Centro de Saúde de Engenheiro Corrêa. A previsão é que as intervenções tenham início no ano que vem.

Compartilhe: