A Prefeitura de Itabirito está instalando unidades fotovoltaicas em sua sede e em outros 22 prédios administrativos visando reduzir o consumo de energia elétrica e contribuir para a preservação do meio ambiente. Recentemente, foi finalizada a instalação dos equipamentos na UBS Central.
A medida tem como objetivo reduzir impactos ambientais e gerar uma economia de até 95% no consumo de energia elétrica da administração pública. O investimento para instalação da tecnologia é estimado em R$ 12 milhões. A previsão é de que o processo seja finalizado em julho deste ano.
“A instalação das 23 usinas fotovoltaicas é um grande passo de Itabirito em prol da conservação ambiental, com a utilização de energia limpa, gratuita e renovável. A iniciativa possibilitará a redução das contas de energia elétrica em cerca de 40 espaços, uma vez que as usinas são capazes de gerar energia excedente, que será distribuída para outras unidades”, informou a Prefeitura.
Desenvolvimento Sustentável
A iniciativa municipal tem como objetivo cumprir compromissos estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalhando nos eixos norteadores dos ODS 7, com a meta de desenvolver energia limpa e acessível, e 11, com a finalidade de desenvolver cidades e comunidades sustentáveis.
O projeto prevê a instalação de energia fotovoltaica em 23 unidades administrativas da Prefeitura de Itabirito. Confira abaixo:
Sede administrativa da Prefeitura
Ginásio Poliesportivo Francisco Carlos Bernardes de Oliveira
Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso
Centro Administrativo (antiga Fábrica Velha)
Escola municipal Natália Donada Melillo
Escola municipal Guilherme Hallais França
Escola municipal Ana Amélia Queiroz
Escola municipal José Ferreira Bastos
Escola municipal Manoel Salvador de Oliveira
Sede da Brigada Municipal
Cemitério Parque da Esperança
Almoxarifado municipal (antigo Curtume)
Terminal Rodoviário
UPA Celso Matos Silva
Centro de Especialidades Médicas
UBS Santa Rita
UBS Central
Senai
Parque Ecológico
Farmácia de Minas
Cmei Darcy Efigênia da Cruz Pereira
Cmei Tia Lolinha
Aterro Sanitário