Itabirito (Região Central de Minas) – Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, neste sábado (25/9), o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) aceitou entrar no simulador de capotamento instalado na Praça da Estação. O mecanismo é um formado por um carro real, que fica rodando – como se estivesse capotando (guardadas as devidas proporções). Os participantes são retirados do simulador de cabeça para baixo.
“É um negócio extremamente horrível. Fico imaginando uma situação real, com velocidade. O que a gente passa dentro de um automóvel! Principalmente se estiver sem cinto de segurança, sem airbag. É importante que todos nós tenhamos consciência dos perigos que é trafegar sem cinto de segurança e sem as proteções necessárias”, disse o prefeito em entrevista ao Radar Geral.
Infrações
Em Itabirito, segundo a comandante da GM, Fernanda de Brito, as infrações mais comuns são: uso do celular durante a condução do veículo, desrespeito à faixa de pedestre, velocidade excessiva em vias públicas (situação comum entre motociclistas), desrespeito aos locais onde é proibido parar e/ou estacionar – o que inclui os estacionamentos exclusivos para idosos e deficientes.
Corajosos
Centenas de curiosos passaram pelo local para acompanhar o drama de quem entrava no simulador e pouco mais de 20 pessoas aceitaram o desafio de entrar no “carro giratório”. “Nu! Ficar rodando de cabeça pra baixo é ruim demais”, disse Felipe Tadeu, de 11 anos, morador do bairro Gutierrez, depois de sair do simulador. A participação de Felipe teve autorização de sua tia.
A instalação do simulador foi um dos eventos da Semana do Trânsito organizados pelo Centro Integrado de Segurança e Educação (Cinsed), da Guarda Civil Municipal (GM).
O mecanismo foi instalado pelo Grupo A7 (de Santana do Paraíso – Vale do Aço) e teve patrocínio da mineradora Ferro Puro – de Itabirito.
“A morte está de olho em você!”
“Use o cinto de segurança! Não use o celular! A morte está de olho em você!”. Mensagens desse tipo, com intenção de sensibilizar motoristas, motociclistas e pedestres para os cuidados no trânsito, foram propagadas durante o evento por meio do sistema de som instalado na Praça da Estação.
Personagens como a Morte (Ceifador), com sua foice, chamaram a atenção também de motoristas que passaram pela praça.
Escola Hallais França no Parque Ecológico
Outro evento que marcou a Semana Nacional do Trânsito em Itabirito (que começou em 18/9 e terminou hoje – 25/9) aconteceu na sexta-feira (24/9), quando houve ações voltadas para o público infantil no Parque Ecológico.
Teatro de Fantoches, Transitolândia e o Cuca legal (jogo em que os alunos são as peças que se movimentam num tabuleiro gigante) foram algumas das atrações.
O encontro reuniu estudantes de nove anos de idade da Escola Municipal Guilherme Hallais França.
“É preciso buscar métodos preventivos para melhorar a segurança nas vias públicas. Uma das maneiras é a educação nas escolas. O trabalho que a Guarda Municipal de Itabirito vem realizando, em parceria com as instituições de ensino, está de parabéns. Nós tivemos o prazer de presenciar um belo teatro sobre o trânsito. De forma lúdica, a mensagem sobre a importância do uso da faixa de pedestre, do uso do cinto de segurança, da calçada e do semáforo, foi transmitida aos participantes”, disse a professora Cristina Marques Brandão.
Estiveram no parque, os guardas municipais da cidade de Santa Luzia: o superintendente de Transporte e Trânsito, Magno dos Santos; o profissional da sinalização de trânsito, Wemerson Batista e o GCM Júlio César.