Ricardo Francisco. Foto - Reprodução
Compartilhe:

Na noite desta terça-feira (9), um boato se espalhou pela cidade de Itabirito (na Região Central de Minas). Por meio do WhatsApp, foi divulgada a informação de que o professor e ex-vereador Ricardo Francisco (56) teria morrido. Trata-se de uma fake news.

A fake news atual seria a mesma espalhada em 2018. Foto – Reprodução

“Estou trabalhando e estou bem. Ontem (dia 9) à noite, o meu telefone não parou de tocar. Fiquei preocupado com minha mãe, que tem 84 anos”, disse Ricardo.

Não é a primeira vez que boato desse tipo se espalha por Itabirito envolvendo o nome do ex-vereador. Em 2018, Ricardo passou mal e foi internado. Por causa disso, surgiu a mentira que ele havia morrido. “Minha sogra chegou a passar mal e na casa da minha mãe não parava de chegar gente”, recordou. “Contudo, desta vez, não houve nada que abalasse a minha saúde. Hoje (dia 10), por exemplo, fiz exercícios físicos e agora estou trabalhando”, disse Ricardo, que atualmente ocupa cargo de superintendente de Relações Institucionais na Prefeitura de Itabirito.

Um pouco da história de Ricardo

Professor de História aposentado, Ricardo é uma referência na educação de Itabirito. Trabalhou por 32 anos como educador. Foi professor nas escolas Professor Tibúrcio, Engenheiro Queiroz Júnior (Industrial), Isap, Intendente Câmara, Educandário São Geraldo (atual Cemi) e no antigo Dom Bosco, em Ouro Preto.

Sua atuação em sala de aula visava incentivar os alunos a lutar pelos seus sonhos. Durante sua vida profissional, foram comuns aulas práticas – fora da escola. Bem relacionado, ele já levou várias vezes seus alunos para conhecer os estúdios da TV Globo Minas, em BH.

Ricardo com alunos na TV Globo Minas. Foto – Reprodução

Um dos seus projetos consistia em convidar pessoas com boa experiência profissional para conversar com seus alunos. A ideia era despertar o empreendedorismo nos jovens estudantes.

Ricardo foi vereador por quatro mandatos (pelo PMDB, atual MDB). Foi também secretário de Educação por duas vezes.   

Em agosto de 2017, Ricardo perdeu sua filha Júlia Altino Alves Gomes Cruz (de apenas 13 anos), vítima de complicações provenientes de um edema pulmonar. A morte dela causou comoção em Itabirito.

Matéria revisada às 2h45 de 11/2/2021.

Compartilhe: