CAC Itabirito fica na Rua Artur Bernardes, 76B, Centro. Foto - Câmara de Itabirito
Compartilhe:

Até maio de 2020, de 15 a 20 documentos que estavam perdidos e foram achados, em Itabirito, eram entregues no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), órgão que pertence a Câmara de Itabirito (MG), e que por lei municipal é o responsável pelo serviço de Achados e Perdidos (que engloba documentos e outros objetos, como carteiras, bolsas etc). Contudo, nos últimos meses, as pessoas diminuíram drasticamente a entrega, no CAC, de documentos encontrados. Ao mesmo tempo, a procura de quem precisa encontrar um documento perdido continua sendo intensa no local. “Já aconteceu muitas vezes de uma pessoa nos procurar para fazer a 2ª via do RG perdido, e as servidoras do CAC encontrar tal documento no ‘Achados e Perdidos’. É muito gratificante para todos quando isso acontece”, disse o chefe do CAC, Henrique Melilo.

“Quando alguém deixa de entregar no CAC um documento achado, as pessoas que estão à procura ficam prejudicadas. Isso é ruim para Itabirito. No que diz respeito a esse assunto, a referência da cidade é o CAC. A maioria da população sabe disso”, completou Henrique.

Inclusive, o CAC não só recebe os documentos encontrados, mas também faz a divulgação desses por meio de redes sociais.

Para fazer uma carteira de identidade, o cidadão tem de pagar R$ 74,23 (taxa do DAE – Documento de Arrecadação Estadual – valor cobrado pelo estado, e não pela Câmara). “É complicado uma pessoa carente, que perdeu o documento, ter de arcar com esse valor”, comentou o chefe do CAC.

O CAC fica no Centro de Itabirito, quase em frente à padaria do Charles. Mais exatamente na Rua Artur Bernardes, 76 B.

Complemento da matéria:

O delegado de Itabirito, Frederico Ribeiro de Freitas Mendes, procurou o Radar, depois de publicada esta matéria, e disse que o Código Civil determina que objetos encontrados sejam entregues à Autoridade Policial. “A Delegacia em Itabirito (no Terminal Rodoviário) está de portas abertas pra receber qualquer bem encontrado/perdido”, informou o delegado.

Portanto, trata-se de mais uma opção para àquele que encontrar algo em Itabirito.

Matéria modificada nesta sexta-feira (2-10-2020) às 21h34.
Compartilhe: