Dia 20 marcado pelo medo em escolas de Itabirito: GM intensifica ronda e muitos alunos faltam
GM hoje (20/4) nas escolas municipais Manoel Salvador (bairro São José) e Ana Amélia Queiroz (bairro Gutierrez) - Fotos: GM
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Que a verdade seja dita: caso aconteça um atentado contra alunos ou professores em alguma escola de Itabirito (na Região Central de Minas), a Guarda Civil Municipal (GM), desarmada, pouco poderia fazer dependendo da arma utilizada pelo autor. Apesar disso, houve intensificação do trabalho da corporação em várias instituições de ensino do município nesta quinta-feira (20/4).

Quinta-feira essa marcada pelo medo em escolas de todo Brasil. Haja vista que boatos se espalharam afirmando que atentados ocorreriam hoje. Isso porque o 20 de abril remete ao massacre de Columbine – atentado em um colégio nos Estados Unidos, que deixou 15 mortos, em 1999. Outra referência para os boatos é aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, que nasceu no mesmo dia, em 1889.

Ana Amélia

Tendo em vista o medo, alunos faltaram bem acima da média no dia de hoje em Itabirito.

Na parte da manhã na Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, do bairro Gutierrez, por exemplo, de 400 alunos, vieram somente 234, ou seja, cerca de 50% não compareceram.

GM Lopes conversa com vice-diretora da Escola do Gutirrez nesta quinta-feira – Foto: Guarda Civil Municipal
GM dia a dia das escolas

Sobre os constantes trabalhos da GM nas escolas itabiritenses, a vice-diretora da Ana Amélia, Mônica de Fátima Martins, disse: “É uma parceria de extrema importância. Só pela presença da Guarda Municipal já há um ganho imenso no respeito. A gente pede que continue porque é muito importante para toda comunidade escolar termos a Guarda aqui na escola. No dia de hoje, especificamente, isso passa uma segurança a mais. A gente se sente confortável enquanto direção. E os alunos chegam em casa e comentam com os pais. Isso pra gente é muito bom”.

Outra escola que a GM esteve foi a Manoel Salvador de Oliveira, no bairro São José. Onde, inclusive, indiretamente, participou de atividades e posou para fotos em sala de aula.

Veja fotos da GM (Romu) na Manoel Salvador hoje (20/4). Clique na imagem para ampliá-la:
Proteger os colegas

Em meio aos boatos, na manhã de hoje, uma aluna (de 12 anos de idade) levou uma faca para a escola em que ela é estudante: a municipal José Ferreira Bastos, no bairro Bela Vista.

A direção da instituição tomou conhecimento do caso e acionou a GM que, por sua vez, chamou o Conselho Tutelar.

Segundo informações, a menina é uma aluna que apresenta bom comportamento, boas notas e sem histórico desse tipo, mas teria levado a faca para proteger os colegas caso acontecesse algum atentado.

Leia também – Itabirito: aluna de 12 anos leva faca para Escola Ferreira Bastos para “proteger colegas”

 

Compartilhe: