Desde segunda-feira (20/6), uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Aparecida está em Itabirito (na Região Central de Minas).
Vinda da Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que fica na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, a imagem estará na noite de hoje (21/6) no Terço dos Homens, na Matriz de São Sebastião.
Segundo o servidor público municipal, devoto e responsável pela imagem, Sérgio Antônio Braga (60), a réplica circulará pela cidade até o dia 16/8. Mas terá ponto fixo na casa dele: Rua Angelina Quites, 73, bairro Santa Rita, onde fica disponível para visitas e orações.
“As Capelinhas da Mãe Aparecida são enviadas a Famílias dos Devotos para o trabalho de evangelização”, informou o canal, do YouTube, Santuário Nacional de Aparecida.
O senhor Sérgio afirma que a primeira vez que a réplica no “formato capelinha” vem a Itabirito. Na comemoração dos 300 anos da aparição, em 2017, Itabirito recebeu a imagem peregrina, quando o Brasil comemorou os 300 anos da aparição da imagem.
Nesta segunda-feira, a réplica esteve no gabinete do prefeito (na Prefeitura) e ficou na Câmara de Itabirito durante reunião ordinária. “Ela enaltece a nossa fé. Nossa rainha, nossa mãe! Quem tem fé, consegue o que quer”, acredita Sérgio Braga.
Na Câmara, a imagem foi colocada na entrada do Plenário, onde os presentes puderam fazer suas orações, e depois ao lado da Mesa Diretora. “Nosso estado é laico, ou seja, ele permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões. Todas as manifestações religiosas são bem-vindas nesta Casa”, disse o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos (MDB).
Até 16/6, quem quiser receber a imagem ou visitá-la, basta entrar em contato pelo telefone (31) 9 8910-4507.
A história da Nossa Senhora Aparecida
Padroeira do Brasil, a santa é requisitada por fiéis que precisam de ajuda em um momento de aflição. Uma imagem teria sido encontrada por pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, e seria uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Ela veio para os pescadores em dois pedaços: primeiro o corpo e, em seguida, a cabeça. Como ela foi “aparecida”, o nome encaixou perfeitamente.
E falando em milagre, o primeiro teria acontecido no mesmo dia em que foi achada. Os trabalhadores tinham sido encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer ao Conde de Assumar. Ele era governador da província de São Paulo e Minas Gerais e estava visitando a região. Porém, eles não estavam tendo um dia produtivo e os peixes não apareciam em suas redes. Até que eles acabaram pegando a imagem da santa. Depois que eles a encontraram, a pescaria foi um sucesso. Dessa forma que a santa teria realizado seu primeiro milagre.
Observação – A história da santa foi extraída do site UOL.
[…] De Aparecida (SP) para Itabirito (MG), réplica da imagem de Nossa Senhora fica até 16/8 […]