Em comemoração aos 100 anos de Itabirito (na Região Central de Minas), os Correios e a Prefeitura lançaram, nesta sexta-feira (1°/9), um carimbo comemorativo e um selo postal dedicados à data – comemorada no próximo dia 7 de Setembro.
A cerimônia de lançamento, feita pela Prefeitura, foi na Casa de Cultura Maestro Dungas e contou com a presença de autoridades locais e regionais, do deputado estadual Alencar da Silveira Júnior e do casal de professores Eunice Melo e Rui de Melo.
O selo comemorativo foi elaborado pelo designer e servidor público efetivo da Secretaria Municipal de Comunicação, Luiz Henrique Cotta. Os contornos, detalhes e finalizações retratam a história e o futuro do município.
“Alinhei referências de grandes símbolos da cidade e os pintei, usando um tablet e um aplicativo de pintura. No selo, temos os elementos religiosidade, turismo, mineração, siderurgia e ferrovia, aplicados com uso da tecnologia, remontando à história e ao futuro promissor da cidade”, explicou o servidor.
Rito de obliteração
Para formalizar o lançamento, foi realizado o rito de obliteração. Cinco pessoas chancelaram o selo utilizando o carimbo comemorativo: o prefeito Orlando Caldeira e o vice-prefeito Elio da Mata (ambos do Cidadania) representaram o Poder Executivo; o vereador Márcio Antônio de Oliveira Júnior (também do Cidadania) representou o Poder Legislativo; a secretária Bianca Galo (de Comunicação), os servidores públicos municipais; e a professora Eunice Gonzaga foi homenageada, representando a população local.
Eunice
A professora Eunice Gonzaga se emocionou com a homenagem. “Representar Itabirito neste momento marcante, diante de tantos ex-alunos meus, é emocionante. Há 67 anos aqui, me considero itabiritense de alma e coração”, ressaltou.
Para o prefeito , o lançamento do selo representa um marco na história centenária de Itabirito. “Poder participar desse momento é gratificante. Diante de tantas adversidades superadas, marcar a história de Itabirito de forma positiva é um privilégio, ofertando aos itabiritenses a oportunidade de eternizar a história e a tradição por meio deste selo e deste carimbo”, declarou.
O carimbo comemorativo será encaminhado à Agência de Correios de Itabirito, onde será utilizado durante o mês de setembro. Na sequência, o selo será enviado para o Museu Correios, localizado em Brasília.