O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Itabirito (na Região Central de Minas), está reformando a Elevatória de Água Bruta do Chifrão, localizada no Córrego do Bação, que tem previsão de entrega no fim de setembro. “O objetivo é preservar as condições de operação do sistema de bombeamento de água que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Rita”, informou a autarquia.
A reforma teve início na primeira quinzena de agosto e consiste em um conjunto de intervenções na parte elétrica, pintura, construção de cercas, no maquinário e alvenaria, além da melhoria da iluminação do complexo.
A gerente técnica do Saae, Heloísa França, explicou que a medida é parte de um conjunto de reformas estruturais que serão realizadas, até o fim do ano, também nas captações de água de São Gonçalo do Bação, da Barraginha e de Córrego Seco.
Segundo Heloísa, as intervenções serão realizadas com recursos próprios e mão de obra do Saae.
A previsão é que sejam gastos R$1.200.000 nas obras de melhoria da infraestrutura desses locais.
Ela acrescentou que em alguns desses locais, serão feitos investimentos para melhorar o acesso, como reforma de ponte e do calçamento, além da criação de um espaço de convivência para os moradores na captação da Barraginha, no bairro Santa Rita.
“Esse é mais um esforço do Saae para continuar fornecendo água de qualidade para a população de Itabirito”, afirmou.
Texto feito com base em material enviado à imprensa pela Comunicação do Saae.