Chappa é atração do Carnaval 2023 em Itabirito. Foto - Divulgação
Chappa é atração do Carnaval 2023 em Itabirito. Foto - Divulgação
Compartilhe:

O Carnaval 2023 em Itabirito (na Região Central de Minas) promete ser eclético a ponto de ir além dos tradicionais sons da folia. Uma prova disso é a apresentação da banda itabiritense de rock “Chappa”, que está confirmada para o dia 21/2, às 20h, no palco Maestro Dungas.

A proposta dos cinco jovens integrantes é tocar, principalmente, Charlie Brown Jr e O Rappa, mas há espaço também para Planet Hemp, Raimundos e outras bandas que marcaram a vida dos integrantes.

MUITA HISTÓRIA PARA “CANTAR”

A banda foi idealizada em 2015 pelos amigos itabiritenses: o baixista Fabrício Brito, o batera Jhames Fortunato e o vocalista Thiago Carrijo. Mas antes de começar a tocar na banda, Brito se desligou do projeto para tratamento contra uma doença autoimune.

A primeira formação teve também Luiz Sabino (no baixo) e Bernardo Avelino (na guitarra). Nessa época, a banda fez alguns ensaios, poucos shows, mas parou com as atividades por questões pessoais.

Com o falecimento de Fabrício Brito e desligamento dos outros integrantes, Jhames Fortunato convidou o baixista Guto Gonzaga e guitarrista Danilo Braga que, de cara, aceitaram a proposta. Juntos, eles fizeram testes em busca de um vocalista que assumisse a “front” da banda e encontraram a peça que faltava: Miguel Esteves, conhecido como Bird, assumiu o posto.

O saudoso Fabrício Brito. Foto – Divulgação

O resultado não poderia ser melhor. Com Bird, Guto, Danilo e Jhames, a Chappa se apresentou no “Pausa no Boteco” (hoje Pausa Gourmet), onde fez um tributo ao ex-integrante e cofundador Fabrício Brito, em uma noite que marcou a histórica da banda, de amigos e de familiares.

Quando Jhames se desligou, Kristofy Ronie foi convidado para assumir o posto. Por fim, o guitarrista Fernando Jabuti entrou para compor o time das cordas.

OS ATUAIS INTEGRANTES

Danilo Braga (guitarra) – nascido e criado em Itabirito, teve primeira sua banda em 2009 aos 14 anos. Fez parte do Coral Libre Cantare, cantando e tocando guitarra e violão em concertos, e por 10 anos tocou no movimento cristão.

Danilo Braga (à esquerda). Foto – Divulgação

Bird (vocalista) – nascido em Congonhas, Miguel Felipe Mendes Esteves (nome completo) foi influenciado pelo pai Helton e pela família que sempre tocaram em igrejas. Conheceu o rap e faz parte, como baixista, da Planta Sound. Integrou também outras duas bandas de rock.

Bird. Foto – Divulgação

Guto Gonzaga (contrabaixista) – nascido em Itabirito, iniciou seu contato com a música aos 10 anos. Autodidata, Wendel Augusto Gonzaga (seu nome completo) familiarizou-se com o contrabaixo na igreja que sua família fazia parte. Tocava também ao lado do seu irmão, compositor e guitarrista Dheyson Gonzaga, na banda cristã de rock Ks5, que conquistou premiações regionais e nacionais. Guto é hoje o líder da Chappa.

Guto Gonzaga. Foto – Divulgação

Fernando Jabu (guitarra) – natural de Itabirito, Jabu estudou guitarra na escola de música Equalizer, foi integrante das bandas Comodoro 78, La Crypta, Erva de Gato e Herói Zero.

Fernando Jabu. Foto – Divulgação

Kristofy Ronie (batera) – nascido em Itabirito, estudou bateria com Pedro Almeida e Arthur Rezende. Lecionou na escola de música Equalizer durante 6 anos, foi integrante das bandas Peripécias de Epaminondas, Marfim, Filipe Hanssen e realiza trabalho como músico freelancer.

Kristofy Ronie. Foto – Portal Antenados
Compartilhe: