Itabirito: capitã da equipe Aurora, do IFMG, fala com o Radar Geral sobre o RoboCore Experience
Itabirito: capitã da equipe Aurora, do IFMG, fala com o Radar Geral sobre vitória RoboCore Experience
Compartilhe:

A equipe Aurora, fundada em 2020, do ensino médio técnico do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais), campus Itabirito (Região Central de Minas), participou do RoboCore Experience, em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30 de julho e teve importantes conquistas no evento – considerado um dos mais importantes de combate de robôs do país.

A capitã, Silvia Moreira Lemos, de 18 anos, comentou com o Radar Geral sobre a expectativa da equipe no torneio: “A gente teve um resultado muito além do esperado. Nós não fomos com a expectativa baixa, mas a gente sabe que existe uma diferença entre estudantes de ensino técnico de uma equipe nova (caso de Itabirito) enfrentando grupos com mais de 10 anos”, disse.

Para o torneio, foram duas equipes, uma para o robô Xablau (de combate da categoria Antweight – 456 gramas) e outra para o robô Lego (o Cururu para a categoria Sumô – 1 quilo).

O Xablau venceu dois combates: contra os robôs BabaYaga e o Tekinoashi. Já o Cururu, derrotou o robô Fenômeno. 

Conheça um pouco a Aurora

A equipe Aurora surgiu em 2020 durante a pandemia e inicialmente eram quatro alunos do instituto mais o professor Bruno Gonçalves. O lema do time sempre foi “Robótica para todos”. O grupo é conhecido em Itabirito e sempre leva seus trabalhos para os eventos da cidade com o intuito, principalmente, de fazer a criançada se divertir e conhecer mais sobre tecnologia. 

Atualmente, o grupo é composto por 26 integrantes e dois orientadores: os professores Bruno, de física, e Gabriel Cambraia Soares, de controle de processo informática industrial.

Silvia comenta que a “virada de chave” na Aurora foi a participação na AeroCup, em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, no começo deste ano. A capitã destacou a equipe Warrior, de 2001, que compete nos Estados Unidos em diversas categorias, além de outros times que compartilharam suas experiências e trocas que fez com que a Aurora se desenvolvesse. “Foi um momento de muito aprendizado para a equipe. A gente voltou com vontade de fazer melhor e de buscar até o nível profissional nessas competições. Voltando com vontade de se organizar e fazer o melhor robô possível.”

Confira algumas fotos do evento:

Fotos: Reprodução
Compartilhe: