A partir desta segunda (10/2), pessoas com deficiência (PcD’s) em Itabirito podem se cadastrar no aplicativo Conecta para facilitar o acesso a espaços reservados em eventos do município.
O primeiro evento a adotar o sistema será o Carnaval 2025, e os interessados têm até o dia 25 de fevereiro para preencher o formulário.
O cadastro permitirá que os inscritos saibam antecipadamente se têm direito ao espaço exclusivo, destinado a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência reconhecida pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Embora o preenchimento do formulário não seja obrigatório para a entrada nesses locais, a recomendação é que aqueles com dúvidas sobre a elegibilidade realizem o cadastro para evitar filas.
“Esse cadastro também tem objetivo de criar um banco de dados de pessoas com deficiência em Itabirito. Assim, poderemos planejar e implementar políticas públicas mais eficazes, garantindo melhor atendimento e inclusão para todos”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Veridiane Souza.
Para efetuar o cadastro, os interessados devem fornecer nome completo, Código Internacional de Doenças (CID) da deficiência, necessidade de acompanhante e anexar uma foto recente, documento de identidade e laudo médico que comprove a condição. Quando autorizada, será permitida a presença de apenas um acompanhante por pessoa.
No dia do evento, o acesso será feito por ordem de chegada, respeitando a lotação do espaço. A entrada poderá ser realizada mediante apresentação da carteirinha gerada pelo sistema ou de um documento de identificação com foto e laudo médico com a CID.
Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Desenvolvimento Social, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (31) 3561-5523.