A Brigada Municipal de Itabirito (MG) completa 26 anos de existência hoje (8/5). Não é exagero dizer que se trata de uma das instituições mais respeitadas do município, não só pelo trabalho referência que desenvolve, mas pela “herança” que recebeu dos bombeiros.
Desde 2020, por exemplo, a Brigada passou a ser considerada força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
No passado, os agentes de Itabirito eram denominados “bombeiros municipais”; hoje, no entanto, são “combatentes da Brigada”, e contam atualmente com militares atuando em conjunto nos trabalhados do dia a dia.
Quando foi criada a corporação, os integrantes eram voluntários e, a princípio, somente apagavam focos de incêndio.
Antes de ser reconhecida, de fato, pelo Corpo de Bombeiros e em consequência pelo Estado, a Brigada contava com um civil no comando (inclusive já teve à frente uma mulher: Leide de Fátima).
Hoje o comandante da Brigada é um oficial militar: 2º tenente Borges; contudo, sargentos, cabos e inspetores têm autonomia para, por exemplo, repassar informação à imprensa, advertindo e/ou tranquilizando à população – situação que aproxima ainda mais a Brigada da população.