
Na quarta (21/5), a audiência pública para discutir a duplicação, sinalização e a segurança na BR-356 aconteceu na Câmara de Itabirito (MG). O encontro foi conduzido pela Comissão de Indústria, Comércio e Mineração da Casa Legislativa.
O Radar Geral destaca, a seguir, parte de três falas:
“Durante 1 ano e 4 meses, eu ia e voltava todo dia (de BH a Itabirito). Eu perdi a conta de quantas vezes eu quase perdi a vida nessa estrada (…). Eu me arrisco a dizer que 80% dos acidentes envolvem caminhões (…)”, disse o procurador jurídico da Câmara itabiritense, Thiago Martins – que sugeriu radares a cada 25 metros na descida da Santa, e que a Vale faça uma estrada específica para caminhões.
O morador Bruno Caike “Cavera” fez críticas ao Dnit e colocou em dúvida (por causa dos paredões de rochas) a possibilidade de duplicação, especificamente, na Serra da Santa, defendendo uma estrada alternativa para escoamento do minério. Ele listou várias sugestões para a 356 e disparou: “O Governo do Estado limita a limpeza e reconstrução do pavimento apenas no feriado de Tirantes. Está ouvindo sr. Dnit? (…). Eles esticam o tapete para o presidente passar.”
Já Ricardo Oliveira (ex-vereador de Itabirito) disse: “Não podemos esperar mais, precisamos das passarelas no Country (Quinta dos Inconfidentes) e na Rodoviária.”
MORTES
Durante a audiência, o presidente da comissão, vereador Renê Butekus (PSD), destacou a união entre os Poderes e instituições por soluções. “Neste momento, não tem situação, não tem oposição. Está todo mundo de mãos dadas. Já perdemos muitas vidas. A morte do Guilherme (Serjão), um grande amigo da cidade, chocou a todos. Mas ele é apenas um dos muitos que já perderam a vida nessa rodovia. Chegou a hora de agir”, disse.

O vice-presidente da comissão, Leo do Social (PSDB), ressaltou que o investimento em segurança viária é urgente e inegociável. “Para qualquer vida vale qualquer investimento. Estamos há décadas velando pessoas por mortes que poderiam ser evitadas com medidas simples. O trecho da nossa Santa é um dos mais críticos. Precisamos de um plano sério, com responsabilidade e compromisso com a vida.”
Sérgio de Oliveira Costa Garcia, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Minas Gerais (Dnit-MG), explicou que as ações atuais estão vinculadas ao contrato de manutenção da rodovia, com foco em melhorias na sinalização e no pavimento. “Duplicação, aumento de capacidade e pedágio estão em uma outra esfera de discussão governamental. O nosso trabalho é de manutenção e de garantir condições adequadas de trafegabilidade e segurança, e isso já começou a ser feito”, garantiu.
O promotor Vinícius reforçou que existe uma articulação regional em curso. “Hoje há uma discussão no Compu, órgão vinculado ao Ministério Público, reunindo representantes de vários municípios, como Itabirito, Congonhas, Ouro Preto, além de órgãos como a ANTT, Dnit e DER. Estamos buscando soluções conjuntas que possam minimizar os riscos nas BRs 040 e 356.”
Durante a audiência foi dicutido também valores do futuro pedágio a ser cobrado após a concessão do trecho, e os moradores de Glaura (distrito de Ouro Preto) entregaram uma moção em defesa da segurança viária na 356. Por sua vez, o vice-prefeito de Itabirito, Raphael Rondow, também participou do evento.
Todos os documentos, inclusive os questionamentos dos participantes, serão encaminhados ao Dnit, garantiu a Câmara de Itabirito.
VEJA LINKS DE ALGUNS ACIDENTES QUE ACONTECERAM NA BR-356 SOMENTE EM ABRIL DESTE ANO:
Itabirito, perto do Jeca Tatu: carros se chocam na BR-356 e um deles vai parar fora da pista
O texto acima foi feito com base em release da Câmara de Itabirito